Agricultura

ÁUDIO: Cresce a procura por peixes em Siderópolis

1f7e5d6e ffe0 495c 8f8d cd6a9dfbe9c6

A tilápia é uma das espécies mais procuradas

No ano de 1891, 240 famílias imigrantes italianas se estabeleceram em Siderópolis. De lá para cá, a população vem seguindo suas crenças e costumes. Uma delas é a gastronomia. Além dos pratos típicos italianos que são servidos na cidade, atualmente o peixe também tem ganhado o paladar da população sideropolitana, em especial, a tilápia. É possível encontrar no município, imigrantes italianos que aderiram à piscicultura e incluíram o peixe no cardápio. A população tem gostado da novidade e quem comemora são os piscicultores, tanto que o ramo tem se tornado referência na região.

Pesquisa realizada pela secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, mostra que a procura do peixe tem aumentado. A produção é feita pela agricultura familiar local, serve de renda para os produtores, ganhou o paladar dos moradores e ainda, recentemente, foi inserido na merenda escolar das escolas municipais. As vendas ocorrem nas propriedades e na feira da agricultura familiar que acontece todos os sábados, pela manhã, na Praça da Matriz, no centro da cidade.

92102965 fa53 48a2 96fc 2c5da6b4168a

O agricultor Raul Viola, foi um dos primeiros piscicultores no município. “É importante para a cidade, tanto na alimentação quanto na diversificação das atividades da agricultura familiar, é uma boa fonte de renda para o produtor rural”, destaca.

Viola está no ramo há cinco anos e há dois implantou em sua propriedade uma Unidade de Processamento de Pescado, chamado “Monte Forte”. O frigorífico tem se tornado referência, sua lucratividade chega a até R$ 40 mil por hectare de lamina d’água. “Trabalho com cinco peixes por metro quadrado com sistema de aeração. Compro os alevinos com aproximadamente cinco gramas cada, faço a engorda e com 850 gramas o peixe está pronto para o abate”, afirma.

1f7e5d6e ffe0 495c 8f8d cd6a9dfbe9c6

Benefícios para a saúde

O peixe traz consigo diversos benefícios para a saúde, a nutricionista, Márcia Moretti fala sobre o assunto.

EDUARDO SCUSSEL – REDAÇÃO SIDERÓPOLIS NOTÍCIAS

Adicionar comentário

Click here to post a comment