Colunistas

Quatro curiosidades sobre Dior: o design dos sonhos

Hemily

2 foto Christian Dior

Um homem apaixonado pelo mundo místico, e pelas mulheres. Um talento imortalizado ao redor do mundo, o designer de sonhos. Com certeza faltariam palavras para descrever quem foi Christian Dior. Mas uma coisa é certa, é sinônimo de sucesso.  Christian Dior descobriu o futuro afortunado e de sucesso que seu nome carregaria aos 14 anos, quando foi a primeira vez consultar uma vidente. Ele herdou da avó o gosto pela adivinhação e superstição, gosto que esteve em sua vida até seus últimos dias.  Este ano a maison completa 74 anos portanto conheça agora 4 curiosidades por trás da marca:

1-           O MISTICISMO E O EMPURRÃO QUE FALTAVA

Dior era extremamente supersticioso e se quer tomava uma decisão importante sem consultar uma de suas videntes. Inclusive a decisão de se tornar um estilista em sua própria Maison, aconteceu após Monsieur Dior tropeçar em uma estrela na calçada.  Não à toa, a atual diretora criativa da marca, Maria Grazia Chiuri, apostou no misticismo para a nova coleção Haute Couture Spring-Summer 2021 (Alta costura- Primavera verão 2021) da marca. Mas se engana quem pensa que esta foi a primeira vez, afinal em todos esses anos, o mundo místico, a astrologia e a superstição que Christian Dior tanto acreditava se fez presente inúmeras vezes nas passarelas.

92e4e93c 3996 42e3 a7cf 52fd52ac83d2 dior hc ss21 look book celina kechicheva look 41 https hypebeast.com wp content blogs.dir 6 files 2021 01 dior haute couture spring summer collection lookbook 12 https hypebeast.com wp content blogs.dir 6 files 2021 01 dior haute couture spring summer collection lookbook 01 dior ss2021 couture collection photos https hypebeast.com wp content blogs.dir 6 files 2021 01 dior haute couture spring summer collection lookbook 44

2-  A FRAGRÂNCIA MISS DIOR

Completando a elegância da mulher, Dior lança o perfume “Miss Dior”. Este foi desenvolvido paralelamente à sua primeira coleção de alta-costura. Inspirado principalmente por sua irmã, ele dedicou o perfume original a ela e a todas as mulheres que o inspiravam. De lá para cá, a marca já lançou em média 14 perfumes.

“O primeiro frasco de Miss Dior foi concebido para espelhar a silhueta que Christian Dior tinha mostrado no desfile, criação de Baccarat tinha o formato de uma ânfora: feminina, curvilínea, atemporal e que fazia lembrar uma flor expressando a beleza clássica e juventude, um frasco magnífico para guardar o precioso perfume. ”  – Portal Ana Suil

Miss Dior Discover the Story Behind This Vintage Icon. 765x727 1 Miss Dior Discover the Story Behind This Vintage Icon

3-  LADY DIOR A BOLSA REAL

A bag mais famosa da marca, a chamada “Lady Dior” é um dos modelos mais populares da maison e foi criado em 1994. Inicialmente recebia o nome de “Chouchou”, foi quando tornou-se a favorita da princesa Diana de Gales.  A bolsa era tão recorrente nas aparições de Diana, que foram encomendadas em várias versões, para que a princesa pudesse usar em diversas ocasiões públicas ou não. Sua textura chamada “cannage” (muito usada para produção de objetos decorativos) e seu formato, tornaram-se então, inconfundíveis.

O uso da técnica cannage se deu em homenagem à cadeira de Napoleão III utilizada no primeiro desfile da marca em 1947. Esse motivo ficou conhecido como assinatura da Dior.” – Etiqueta única

ojo

3b233ccd340f17607aa1869427ba67fa

unnamed

4- ENFIM O NEW LOOK

No pós guerra a Europa passava por um período muito difícil, fazendo com que fosse necessário economizar tudo o que fosse possível, incluindo tecidos. Foi quando Monsieur Dior apresentou sua primeira coleção, algumas de suas peças chegaram a consumir 20 metros de tecido em sua confecção. Porém essa quantidade de tecido não era um problema para Dior, afinal o estilista e sua marca recebiam um financiamento de um fabricante Têxtil. Neste desfile surgiu então o  “New Look” revolucionando o mundo da moda. Era a despedida de uma silhueta austera dos tempos de guerra para uma cintura bem marcada e com saias amplas.

Christian Dior hi res GettyImages 2662150 2 foto Christian Dior dior tailleur bar 1947 attention restrictions 1

E ai gostou de saber algumas curiosidades sobre a Maison Dior?
Confira mais conteúdos como esse no meu blog:

https://hemilysavicaetano4.wixsite.com/olhdv

Adicionar comentário

Click here to post a comment