Economia

Alunos de Içara aprendem educação financeira com Programa do Sicredi 

1 Mostra Ed Financeira Icara 02

Iniciativa combina teoria com a prática apresentando soluções para problemas reais 

Proporcionar às crianças o acesso à educação financeira é essencial para que elas desenvolvam uma relação positiva com o dinheiro e aprendam a construir um futuro mais sustentável desde cedo. Atentas a isso, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Theóphilo Casemiro e Lúcia De Lucca, de Içara, recebem o Programa Cooperação na Ponta do Lápis, idealizado pelo Sicredi.

A introdução dos conteúdos começou no mês de agosto, e na última terça-feira, dia 7, os alunos da Lúcia De Lucca apresentaram projetos já desenvolvidos em sala de aula durante visita à Agência do Sicredi, no centro de Içara.

Conforme a professora do 4º ano da unidade escolar, Cristiane Casagrande, os alunos realizaram uma amostra literária com o tema ‘Encontro de Poetas no Mundo das Finanças’. “O projeto nos permitiu conhecer a vida financeira das famílias da nossa escola. Aprendemos a nos organizar financeiramente, adquirindo mais consciência para tomar decisões”, concluiu.

Em sala de aula, o corpo docente abordou situações da vida cotidiana, unindo a teoria e a prática com imagens, textos e vídeos.

De acordo com a assessora de programas sociais da Sicredi Sul SC, Rafaela Trombin Maciel, com o Programa os alunos fazem uma reflexão e discutem as mudanças das suas realidades a curto, médio e longo prazo.

“O Cooperação na Ponta do Lápis também segue as normas da Base Nacional Comum Curricular e leva às instituições de ensino estratégias pedagógicas que contribuem para uma vida financeira mais sustentável”, explica.

Os professores também são orientados ao longo do programa por uma assessoria especializada, contratada pela Instituição Financeira Cooperativa. Também são disponibilizados materiais pedagógicos para a formação do corpo docente.

Ao todo, participam do Cooperação na Ponta do Lápis 47 alunos das duas unidades de ensino de Içara. No Balneário Rincão, duas escolas também fazem parte da iniciativa, somando outras 118 crianças. “O nosso objetivo é transformar o meio onde estamos inseridos pela educação, cultura e cooperativismo. Por meio da Educação, acreditamos que é possível formar cidadãos mais conscientes sobre o dinheiro, contribuindo para uma sociedade mais próspera”, ressaltou o presidente da Sicredi Sul SC, Aloísio Westrup.

Cooperação na Ponta do Lápis 

O Programa Cooperação na Ponta do Lápis é uma iniciativa de educação financeira do Sicredi. Ele é trabalhado com conteúdos baseados na economia comportamental, área de conhecimento que vem ampliando e enriquecendo os estudos sobre como as pessoas tomam suas decisões.

Assim, para gerar resultados práticos, busca proporcionar uma melhor compreensão dos hábitos em relação às finanças, indo além de conhecimentos técnicos.

Giovana Pedroso – Comunicação e Marketing

1 Mostra Ed Financeira Icara 01