Geral

CIM-AMREC investe em software para agilizar serviços de inspeção em agroindústrias

20220928 092034
Antonio Rozeng – Assessoria AMREC

As fiscalizações e vistorias das agroindústrias da região vão ganhar praticidade, agilidade e transparência. O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (CIM-AMREC) contratou o desenvolvimento de um software de gestão dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) dos municípios consorciado, para facilitar os trâmites das etapas e documentação aos estabelecimentos que trabalham com produtos de origem animal, e que estão em busca ou que já possuem o certificado Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).

Hoje são cerca de 50 estabelecimentos na região da AMREC que recebem vistorias dos veterinários das prefeituras ligados ao serviço de inspeção. O software que está sendo construído foi apresentado na reunião do comitê dos veterinários da região pelo diretor da empresa de engenharia de sistemas Imolgaro, Idioni Molgaro, a previsão é que a etapa inicial esteja concluída até o início do mês de novembro. Todo processo de confecção do aplicativo está sendo feito em conformidade com os veterinários que trabalham no SIM. A empresa, que tem sede em Jacinto Machado, o contrato é no valor de R$ 26,4, parcelados em oito meses, e dividido entre os 12 municípios, via CIM-AMREC.

Conforme Molgaro, a implementação do software vai reduzir o uso de papel, facilitar a consulta ao histórico e a documentação das agroindústrias agilizando todo o processo. “Vai permitir que todas as partes fiquem em dia com as obrigações, já que o sistema também emitirá alertas. Vamos criar a ferramenta conforme a demanda”, garante o diretor Imolgaro.

Conforme a médica veterinária do CIM-AMREC, Bruna Viel, o assunto está em discussão há cerca de um ano para auxiliar os trabalhos de vistorias e fiscalizações do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). “O sistema foi implantado com intuito de inovação para auxiliar o serviço, pois o mesmo possibilitará ter um planejamento uniforme entre todos os municípios, além da praticidade de agendamentos de análises e cobranças com o produtor”, explica a veterinária.