Colunistas

Como lidar com narcisistas

ALESSANDRA MARTARELLO ALVES
ALESSANDRA MARTARELLO ALVES

Antes de mais nada vamos explicar o que é um narcisista, ou melhor, o que é o Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN). Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM 5, é uma condição mental em que a pessoa tem um senso inflado de sua própria importância, sente-se merecedora de privilégios, possui falta de empatia pelos outros e uma profunda necessidade de atenção e admiração excessiva. Mas por trás dessa máscara de extrema confiança, está uma frágil autoestima que é vulnerável à menor crítica possível.

Quem convive com um ou mais pessoas narcisistas podem se fazer essa pergunta constantemente: Um narcisista pode deixar uma pessoa doente? E a resposta é SIM.

A vida e até o corpo doem quando temos um relacionamento afetivo familiar com um narcisista.

Muitos relatam que o maior peso tirado de suas vidas, foi quando conseguiram se livrar de um narcisista. Sobreviventes de relacionamentos abusivos deixam marcas difíceis de esquecer e muitas feridas internas para reparar.

Um narcisista consegue boicotar todos os nossos limites, causando um verdadeiro colapso mental, nos deixando doentes de várias maneiras, não só psicológicas mas físicas também. Alguns exemplos de doenças que podem vir de uma relação dessas são:

  • Fibromialgia, que está relacionada ao estresse crônico e emocional;
  • Síndrome do intestino irritável e as emoções intensas;
  • Sistema imunológico mais fraco;
  • Saúde cardiovascular, já que um dos inimigos do coração é a adrenalina, e em um relacionamento narcisista o que não nos falta é o aumento da adrenalina;
  • E é claro, a saúde mental;

O abuso psicológico é um dos mais doentio que pode nos afetar quando se trata de desenvolver uma doença física e psicológica. O abuso emocional afeta diretamente a saúde e aumenta os riscos de transtornos mentais. Os ferimentos são invisíveis e permanecem mesmo quando não estamos mais vivenciando aquele relacionamento narcisista.

As marcas traumáticas são a razão pela qual a maioria das vezes precisamos de apoio psicológico para concertar tudo o que foi quebrado e violado.

Raramente um narcisista mudará sua forma de ser. Neste caso quem tem que mudar é você.

Mas como fazer isso?

Um dos primeiros passos é tentar manter a distância, porém sabemos que muitas vezes isso é quase que impossível. Então aqui vai uma dica para que você possa ao menos conviver ao lado de um narcisista sem se machucar tanto.

Os narcisistas exigem admiração e respeito, certo? Retirar totalmente a atenção deles é o melhor que podemos fazer. É para de nutrir seus egos e necessidades. A última coisa que devemos fazer quando nos deparamos com um narcisista é enfrenta-lo. Neste caso utilizamos a força da neutralidade ou a pedra cinza.

Imaginem uma simples pedrinha cinza, em uma estrada longa e comprida. Ela não nos afeta. Ela passa a ser algo quase despercebido, certo? Então quando agimos assim com um narcisista, nós estamos neutralizando seus efeitos nocivos, simplesmente porque ele passa a ser algo sem importância e muito distante de nós. Dessa forma vamos trata-lo como os demais. Estabelecendo nossos limites com firmeza e de forma respeitosa. Mesmo que o narcisista venha com suas críticas e brincadeiras de mau gosto. Ele será aquela pedrinha pequena, muito longe de você e que não te fará nenhum mau.

As interações devem ser breves e assertivas com essas pessoas. Já que a personalidade de um narcisista é imprevisível, caótica e exigente. São perfis patológicos do qual é difícil ter a melhor armadura para a nossa proteção.

A ideia aqui descrita, pode funcionar como ponto de partida, como um salva-vidas diário. É uma construção dia após dia.

Porém, se a presença desse narcisista ultrapassar todos os limites, não pense duas vezes em dar uma resposta mais drástica, como por exemplo cortar esse vínculo e se afastar. Afinal a nossa saúde mental é muito mais importante do que manter um emprego ou se relacionar com um membro familiar.