Colunistas

Como vencer o cansaço emocional?

ALESSANDRA MARTARELLO ALVES
ALESSANDRA MARTARELLO ALVES

Você já sentiu um cansaço tão intenso a ponto de não conseguir nem mesmo levantar de onde está? Acha que uma boa noite de sono tudo vai se resolver, e quando acorda o cansaço ainda está lá? Isso pode ser um sinal de cansaço emocional. O que não acontece de uma hora para outra. Geralmente nossa mente começa a dar sinais de que algo está errado. Começamos a nos irritar com mais facilidade, o desânimo aparece, a falta de disposição e a apatia se instauram no nosso dia a dia.

A insônia, o choro fácil, o desinteresse, a desmotivação e por fim as manifestações físicas começam a aparecer. Quando falo em manifestações físicas, me refiro as unhas que quebram, o cabelo que cai, a dor de cabeça e no estômago, o intestino que começa a desregular, as alergias sem uma causa aparente, e por ai vai.

Aí você me pergunta. Mas o que causa esse tamanho cansaço? Alguns fatores como pressão psicológica, sejam elas no trabalho, nas relações familiares e até mesmo cobranças impostas pela sociedade das quais você acha que deve algum tipo de satisfação.
Acúmulo de responsabilidades. O não saber dizer NÃO. Se doar ao extremo as demandas dos outros esquecendo de suas próprias fragilidades.

E é claro que diante disso tudo, os sentimentos começam a entrar em conflito. E com todo esse desequilíbrio emocional o resultado é um quadro de cansaço mental, emocional e até físico.

E como vencer esse cansaço emocional?

O primeiro passo é perceber e aceitar que você precisa de ajuda, buscando, sempre, profissionais qualificados. Levar a vida de uma forma mais organizada. Separando o que realmente é importante e necessário para você. Excluir pensamento negativo e tudo o que te consome energia desnecessária. Buscar o autoconhecimento, ele te mostrará que é possível se manter bem mesmo quando algumas pessoas possam dizer ao contrário. Você não pode e não deve negligenciar sua própria vida.

Não deixe para depois os cuidados com a sua saúde mental.