Cultura

Cortejo pelas ruas da cidade esquenta o clima para a 22º Festa do Colono de Siderópolis

DSC 0250

Na quarta-feira, dia 02, a animação tomou conta das ruas de Siderópolis com um vibrante cortejo em preparação para a 22ª Festa do Colono. Liderados pela corte da festa, a cantoria contou com a participação do prefeito, Franqui Salvaro, pelo vice-prefeito, Adriano Teixeira, sanfoneiros e grupos da terceira idade. O grupo percorreu o comércio da Vila São Jorge e do Bairro Rio Fiorita, contagiando os moradores com a empolgação festiva. Nesta quinta-feira, dia 03, o grupo dará continuidade ao trajeto, circulando pelas ruas e estabelecimentos comerciais da região central da cidade.

Comércio se prepara para festa depois de oito anos

Após oito anos de espera, a ansiedade toma conta dos comerciantes de Siderópolis, que se mostram entusiasmados com a retomada da festa. As lojas do município estão decoradas com bandeirinhas, bananeiras e outros adereços em homenagem aos colonizadores, transportando a atmosfera italiana para a região.

Conforme a gestora da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Siderópolis, Tuane Trento Santana, o retorno das festividades é aguardado ansiosamente. “Os lojistas estão decorando suas vitrines em clima italiano, trazendo suas lembranças de suas famílias e objetos referentes a essa rica cultura”, relata Tuane.

O prefeito Franqui lembra que a festa já era aguardada há algum tempo. “Fazem oito anos que não temos a festa e há uma expectativa no comércio e nas pessoas de forma geral. É um motivo de alegria e satisfação poder proporcionar ao povo de Siderópolis e da região também esse momento”, comentou o prefeito, que aproveitou as visitas para reforçar o convite de participação no desfile no domingo pela manhã.

Entrada gratuita

Embora a Piazza Nova Belluno, local do evento, esteja cercada, o acesso será gratuito para todos. Segundo o responsável Todah eventos, Antonio Schueroff, empresa vencedora da licitação para organizar os festejos, serão cinco pontos de entrada, com revista por segurança. Conforme recomendação da Polícia Militar, não será permitido a entrada com nenhum tipo de bebida e comida na parte interna da festa.

No total serão 15 restaurantes organizados por comunidade e entidades do município na Praça Gastronômica. Um feira está sendo organizada onde estarão presentes a agricultura familiar, o artesanato local, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e ainda uma feira multisetorial, com empresas do município, como Olivo implementos, Valtra tratores, Almaq estarão presentes.

A Piazza Nova Belluno, também conhecida como praça coberta, espaço recém inaugurado, se tornará palco de diversas atrações gratuitas para a população, como Dazaranha, a dupla Mayck e Lyan e Tchê Garotos.

Estacionamentos

A Administração Municipal faz um alerta aos motoristas para não efetuarem pagamentos em estacionamentos nas vias públicas, o que é proibido. Nos estacionamentos privados, o valor recomendado é de até R$ 30, sem limite de tempo de permanência. O proprietário de terreno que queira efetuar cobrança de estacionamento é solicitado que antes, retire o alvará junto ao setor de tributos da Prefeitura.

A programação da 22ª Festa do Colono será repleta de atrações, desde apresentações artísticas até shows musicais com artistas locais e nacionais. Confira abaixo os destaques:

Programação

Quinta (03/08)

17h – Apresentações artísticas Escola em Movimento;

20h30 – Show com a Dupla Brenno e Edu;

22h – Show com a Banda Matusa;

Sexta (04/08)

17h – Show com Gelsinho Sal da Terra;

18h – Show com a Banda Trem de Ferro;

19h15 – Show com Jef Domingos e Banda;

20h30 – Abertura oficial da XXIIº Festa do Colono;

21h30 – Show com a Dupla Elton e Everton;

23h – Show Nacional com Dazaranha;

Sábado (05/08)

10h – Santa Missa Solene na Piazza nova Belluno com Bispo dom Jacinto Inácio Flach;

11h30 – Show com a Banda Ginetes do Sul;

12h20 – Show com a Banda Quarteto reator;

13h10 – Show com a Banda Fogo;

14h – Baile da Melhor Idade com Grupo Solto;

17h30 – Show com a Banda Alasi & Bateria Show;

19h – Show com a Banda Benito de Lorenzi;

20h30 – Show com Héck Laurindo e Banda;

22h – Show com Neguinho e Banda;

23h30 – Show nacional com Mayck e Lyan;

Domingo (06/08)

9h – Desfile Cultural da XXIIª Festa do Colono;

11h – Show com a Banda Balanço Gaúcho;

12h – Apresentação do Grupo de Cantores Bellunesi;

13h – Show com a Banda Dentadura dos Deuses;

14h – Show com a Dupla Arildo e Adriano;

15h – Show com a Grupo Stylo da Gente;

16h – Banda Reverendo John Paul;

17h30 – Show com a Dupla Mari e Rafa;

19h30 – Show nacional com Tchê Garotos

Antonio Rozeng – Departamento de Comunicação Prefeitura de Siderópolis
DSC 0095 DSC 0216