Colunistas

Eu ajudo você a…

ALESSANDRA MARTARELLO ALVES
ALESSANDRA MARTARELLO ALVES

Ultimamente tenho visto nas redes sociais uma enxurrada de promessas de “curas milagrosas” na área da saúde mental. Inúmeros discursos como: “eu ajudo você a curar sua ansiedade”, “como acabar com a procrastinação”, “como ficar rico em 3 meses e ser feliz para sempre”…

Normalmente, essas pessoas ditas profissionais da saúde mental ou emocional, chamam atenção com slogan do tipo: “de acordo com a ciência” ou “existem inúmeros estudos científicos” para darem ênfase a algo que não tem comprovação alguma.

Para início de conversa, aquilo que não pode ser refutado não é ciência! Toda questão comprovada necessita ser passível de erro para ter uma margem de acerto na sua comprovação, senão vira uma obra divina: A PERFEIÇÃO.

Os profissionais capacitados para realizar uma avaliação psicológica e tratamento são aqueles que obtiveram um diploma em Psicologia ou Medicina, profissões devidamente regulamentadas e regidas por conselhos e códigos de éticas. Pessoas que passaram por, no mínimo, cinco anos de treinamento acadêmico e prático, além dos anos extras de capacitações e especializações.

Porém o que se tem visto por ai são falsos profissionais que empregam técnicas retiradas de intervenções cognitivo-comportamentais, criando jargões como “crenças limitantes”, e misturam o que chamam de “técnicas inovadoras”, fazendo uma salada mista sem validação e segurança. Soma-se a isso a utilização de testes e ferramentas sem valor científico. E tudo isso a fim de ajudar as pessoas a conquistarem orientação e “bem-estar” emocional.

Muito provavelmente, pessoas com quadros diagnosticáveis de ansiedade, TDAH, depressão, transtornos de personalidade e uma quantidade imensa de outras condições podem estar, neste momento, procurando ajuda desse tipo de profissional que não está preparado para manejar tal situação. Podendo aumentar ainda mais o sofrimento psíquico desse indivíduo. Além disso, mesmo pessoas sem psicopatologia diagnosticada, porém passando por situações desafiadoras como luto, divórcio e desemprego talvez estivessem melhor amparadas por profissionais de saúde mental.

Em nota do Conselho Federal de Psicologia, temos: “Ressalta-se que qualquer profissional que não esteja inscrito no CRP e que desenvolva atribuições de psicólogo pode responder por exercício ilegal da profissão. De acordo com a Lei das Contravenções Penais: Art. 47. ‘Exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício leva a pena – prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa’.

A psicologia é a área da ciência que estuda a mente e o comportamento humano e as suas interações com o ambiente físico e social. Proporciona, através do estudo da mente humana, o desenvolvimento do seu autoconhecimento, autoestima, autonomia e autocontrole sobre seus comportamentos e emoções.

Por tanto muito cuidado com pessoas que se dizem ser profissionais e fazem com que você acredite que eles sejam especialistas em saúde mental, afirmando o que você precisa para se “curar”.

A Psicologia é uma ciência recente, por isso, ainda existe muita confusão sobre o que é verdade e o que não é. E é por conta disso que as pessoas ainda confundem psicólogos com esses tipos de “profissionais”

O primeiro sinal é a falta de qualificação do profissional: se ele não possui diploma de psicólogo, então ele não tem formação suficiente para fazer o trabalho dele. Além disso, certifique-se de que ele possui registro no Conselho Regional de Psicologia.

Cuide de sua saúde mental e emocional com profissionais devidamente regulamentos.

Afinal de contas é a tua saúde que deve estar sempre em primeiro lugar.