Segurança

Família, saúde e segurança são temas da SIPATMIN 2023 na Carbonífera Metropolitana

WhatsApp Image 2023 11 23 at 11.47.16 1

A programação se estende ao longo da semana, envolvendo os colaboradores em diversos turnos nas minas Fontanella e Mel

A Carbonífera Metropolitana, de Treviso, deu início a mais uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Mineração – SIPATMIN 2023, na segunda-feira, dia 20. Com o tema “Cuide-se por você e por quem você ama. A sua família depende da sua saúde e segurança”, o principal objetivo da ação é promover a conscientização dos trabalhadores em relação a todos os aspectos relacionados à saúde e segurança no ambiente de trabalho.

A SIPATMIN é uma exigência da Agência Nacional de Mineração, portanto, a empresa aproveita esta oportunidade para mobilizar os trabalhadores sobre a importância e o cuidado com a saúde e segurança no ambiente de trabalho. “A nossa maior preocupação são as pessoas, essa semana chega em um momento muito importante, pois iremos fazer o lançamento do Programa SafeStart para começarmos a colocá-lo em prática em janeiro do próximo ano”, afirma o Diretor Comercial, Cleber Gomes.

O ato de abertura contou com a participação de diretores e colaboradores da empresa, que foram recepcionados pela Comissão Organizadora do evento. Ao longo da semana, brindes serão sorteados e diversas dinâmicas serão realizadas. De acordo com Lisiane Beatriz Dal Mina, Presidente da CIPAMIN e Coordenadora de Saúde Segurança e Meio Ambiente – SSMA, a empresa possui cerca de 800 colaboradores e a intenção é envolver o maior número possível de participantes. “Ao longo da semana, iremos realizar um grande trabalho em equipe, com dinâmicas integrativas, sorteio de brindes e debates sobre saúde e segurança, proporcionando um ambiente de descontração entre todos os presentes. As atividades serão realizadas em diversos turnos, durante o dia e na madrugada”, afirma Lisiane.

A questão segurança é o principal assunto para a empresa, daí a importância de trabalhar e reforçar a conscientização entre todos os colaboradores. O CEO da Carbonífera Metropolitana, Guilherme Moralles, vê o tema como foco principal de trabalho. “A segurança dos trabalhadores é o primeiro alicerce para tudo que estamos construindo, a empresa está com desafios muito arrojados para o próximo ano e por isso, se faz necessária essa movimentação. Além disso, temos o SafeStart que é o programa de segurança que deverá iniciar efetivamente em 2024, envolvendo toda equipe operacional junto com a família, para mostrar que segurança não se trata apenas de uma questão técnica e sim cultural”, finaliza o CEO.

A programação da SIPATMIN – 2023, se estende até a próxima sexta-feira (24).

Sobre o Programa SafeStart

O programa SafeStart é líder em capacitação avançada de conscientização de segurança no mundo e atua como um processo que desenvolve habilidades e técnicas para reduzir erros críticos, considerando os estados comportamentais inerentes ao ser humano. Além de ajudar na redução de lesões e incidentes no trabalho, o SafeStart abre o caminho para uma real mudança de cultura que reforça o compromisso de cuidar dos colaboradores e seus familiares, também em casa e no trânsito.

Texto: Karoline Mariot
Fotos: Tatiani Longo

WhatsApp Image 2023 11 23 at 11.47.16