Economia

Fundo Social do Sicredi investe mais de R$ 500 mil em projetos do sul de Santa Catarina

Projeto de Imbituba contemplado pelo Fundo Social 2022

Iniciativas sociais de pelo menos 13 cidades e mais de 19 comunidades serão realizadas com os recursos aprovados pelos associados

Construir sociedades mais prósperas vai além de entregar soluções financeiras, não financeiras e atendimento consultivo. Por acreditar que o seu propósito também inclui a transformação social, o Sicredi, Instituição Financeira Cooperativa, por meio da cooperativa Sicredi Sul SC, que atua nos 45 municípios do sul catarinense, de Imbituba a Passo de Torres, divulgou nesta sexta-feira, 30 de junho, os 90 projetos sociais contemplados pelo Fundo Social 2023.

As iniciativas selecionadas receberão um investimento total de R$ 513 mil, aprovado pelos associados na Assembleia realizada em março deste ano. Os projetos são construídos por entidades associadas à cooperativa e atendem áreas como social, meio ambiente, segurança, esporte, educação e saúde. A relação completa de projetos e entidades do Fundo Social 2023 pode ser conferida no site sicredi.com.br/sulsc.

Em Tubarão, o Lar da Menina, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atende mais de 200 crianças de 02 a 08 anos de idade, recebeu com alegria a notícia da contemplação do projeto que adquirirá aparelhos de som e televisões para uso em sala de aula. “Estamos vibrando de alegria. Há tempos precisávamos desse investimento. Os equipamentos audiovisuais serão muito úteis para as crianças, pois facilitarão o uso da música e a contação de histórias”, destaca Irmã Sirlete de Almeida, diretora administrativa da Organização.

Ao todo, a cooperativa recebeu a inscrição de 144 projetos desde janeiro deste ano por meio do site sicredi.com.br/nacomunidade. Finalizadas as inscrições, as iniciativas passaram pela análise das agências de atendimento da Instituição, pelos associados que são coordenadores de núcleo e pelo Conselho de Administração da Sicredi Sul SC. “Foi possível atender projetos bastante diversos e muitas entidades que não haviam sido contempladas em anos anteriores”, destaca Rafaela Trombin Maciel, assessora de programas sociais da Sicredi Sul SC.

Após a liberação dos recursos, cada entidade é responsável pela execução do projeto aprovado e precisa prestar contas da sua finalização. “Acompanhamos de perto todas as iniciativas e nos orgulhamos de poder promover transformação social pelo cooperativismo. É parte do resultado gerado pelo associado que retorna diretamente para a comunidade dele em forma de uniformes esportivos para crianças, materiais didáticos, melhorias de serviços comunitários, dentre outros”, completa Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC.

Giovana Pedroso – Comunicação e Marketing