Esporte

Grupo de Siderópolis trilha na Praia do Saquinho, em Florianópolis

Saquinho 3

As mesmas pessoas que acordam cedo quase todos os dias da sua vida para trabalhar, nem sempre estão dispostas a fazer o mesmo para cuidar da saúde física, proteger a saúde mental ou vivenciar momentos de lazer. Esta não foi a postura de 24 membros do Grupo Movimento, de Siderópolis, neste domingo, dia 5. Eles acordaram antes das 4 horas da madrugada para viajar até Florianópolis.  “Há dez anos costumamos nos reunir para juntos conhecermos lugares diferentes. Hoje, o local escolhido foi a praia do Saquinho, localizada no extremo sul da ilha”, informou a organizadora, Josiane Carla Ronsoni.

O percurso de aproximadamente dois quilômetros inicia na praia da Solidão, segue pelo costão e pode ser feito em 40 minutos. Um trilho pavimentado com concreto, com muitas subidas e descidas íngremes e tortuosas foi construído em todo o caminho que é bastante sombreado pela mata. Segundo um morador local e dono de um pequeno restaurante, conhecido como Quirino, em 1977, viviam lá 17 famílias e aproximadamente 170 pessoas. Atualmente, as casas simples abrigam poucos moradores.

Franciele Bettiol é concursada como professora de Educação Física, no município de Siderópolis. Solicitou uma licença sem vencimento e passou três meses na Itália. Depois, foi trabalhar numa sorveteria em Apolda, na Alemanha. Ela aproveitou o passeio para reencontrar o grupo do qual participa há oito anos. “Lá fora tem lugares espetaculares, mas não tem um grupo como esse que é como uma família. A sorte é que lá tem muitos parques e dá pra caminhar, mesmo sozinha. Mas aqui a gente ri, brinca, faz novas amizades, sinto falta”, confessou.

As adolescentes Ana Cristina de Leão de Souza e Sofia Savicki Vier foram as únicas do grupo a tomar banho na cachoeira da Praia da Solidão e no mar.  Ana Cristina fez cinco trilhas a pé andando em praias e no meio do mato, duas em jipes e uma de bicicleta. Sofia ainda não conhecia a capital catarinense. “Gostei, mas cansei bastante. Esta é minha primeira trilha. Eu queria ter tido mais tempo pra tomar banho e pensei que a gente iria em outros lugares, como no centro da cidade”, comentou Sofia.

Para saber mais sobre a história e organização deste grupo, assista o documentário Nas Trilhas com Grupo Movimento.

Ana Lúcia Pintro

Saquinho 10 Saquinho 5