Colunistas

Homem também chora

ALESSANDRA MARTARELLO ALVES
ALESSANDRA MARTARELLO ALVES

Quem nunca ouviu frases como: “Homem que é homem tem que ser forte”, “Você é um homem ou um rato”, “Faça isso como homem de verdade”, e a mais famosa de todas, “Homem não chora”.

Infelizmente essas frases se tornaram uma espécie de regra, indicando que o homem deve seguir padrões de comportamento e conduta culturais que a sociedade criou.

Desde muito cedo, os meninos são ensinados a separar seus sentimentos, para se tornarem “homens de verdade”. Aquele que provê, aquele que “protege”, aquele que não pode demonstrar sentimentos, porque será taxado de fraco. Aprendeu a afastar suas dores e trata-los como pouco importante.

Os meninos, através de regras impostas pela sociedade, são pressionados a desenvolver tarefas duplas. Eles têm que se tornarem homens inteligentes, trabalhadores, competitivos, racionais, pouco empáticos e frios.

Além disso, esse conjunto de traços, acaba levando para uma masculinidade tóxica. Prejudicando não só a si mesmo como também aqueles que estão a sua volta.

Tem se percebido que ao longo do tempo isso até vem mudando, porém homens e mulheres ainda são educados de forma diferente. E o resultado disso, é a dificuldade que os homens tem de expressar seus sentimentos e emoções.

Emoções como medo e vulnerabilidade ainda são associadas a mulheres, já as emoções como raiva ou agressão, fazem parte do comportamento dos homens. Desta forma vê-se as mulheres com uma variedade de emoções positivas, já os homens ficam com as negativas.

Dados apontam que homens tem maior índice de mortalidade em relação a mulheres, isso porque eles também têm muita dificuldade em buscar ajuda médica, para doenças além das psicológicas, as que afetam o seu estado físico.

Temos que ter em mente que meninos nascem tão sensíveis quanto as meninas. Mas é nesse processo de socialização que os meninos acabam perdendo a permissão para o SENTIR.

Como já citei, esses conceitos vem mudando, mas ainda se vê homens com medo de expressar suas emoções por medo de serem punidos e humilhados, causando assim sofrimento psíquico, levando-os muitas vezes a exaustão emocional a ponto de cometer suicídio.

Muitos sofrem calados, escondendo suas emoções e sentimentos, por conta de suas habilidades subdesenvolvidas.

Somos todos seres humanos, independente do gênero, cor, raça e opção religiosa. Porém em muitos casos somos castrados e limitados por dogmas socialmente construídos. O que não faz sentido algum distinguir entre comportamento masculino e feminino, especialmente quando se trata da expressão de sentimentos e emoções.

Para você que é homem, saiba que cuidar de si, de sua saúde física, emocional e mental é ser seu melhor amigo. Isso não te faz e nunca fará ser frágil ou “mulherzinha” como muitos falam por ai.

Procure ajuda, a psicologia está ai, e é para todos.

Afinal de contas, homem também chora.