Geral

Inscrições para o Fundo Social da Sicredi Sul SC abrem nesta segunda-feira

Escolinha Canoas de Futebol de Gravatal foi uma das entidades contempladas pelo Fundo Social 2023

Iniciativa fomenta ações sociais de entidades e empresas associadas em todo o sul catarinense

Seguindo o princípio cooperativista do interesse pela comunidade, além de contribuir com as entidades e empresas associadas da região sul catarinense, o Sicredi abre as inscrições para o Fundo Social 2024. Os interessados em participar da iniciativa podem realizar a inscrição, a partir desta segunda-feira, dia 15 de janeiro, pelo site https://www.sicredi.com.br/nacomunidade/fundosocial.

“O Fundo Social é uma forma de estarmos ainda mais presentes nas comunidades e valorizar as boas ideias que surgem e que melhoram a vida de quem vive nelas. A iniciativa usa parte do resultado gerado pela cooperativa para fomentar o trabalho social realizado pelas entidades e empresas associadas”, explica Aloísio Westrup, o presidente da Sicredi Sul SC.

A ação beneficia projetos que promovam impacto nas áreas da educação, esporte, cultura, saúde, ambiental e social, entre Imbituba a Passo de Torres, área de cobertura da Sicredi Sul SC. Em 2023 foram 90 projetos contemplados, entre eles a Escolinha Canoas de Futebol, situada na comunidade de Várzea das Canoas, em Gravatal. O valor foi usado para ajudar na construção de um vestiário exclusivo para as crianças.

“O apoio do Fundo Social ajudou bastante na conclusão da obra. Com a ajuda da Sicredi Sul SC, conseguimos realizar o sonho de ter esse espaço para a criançada”, explica o coordenador do projeto, Antônio César Calegari Corrêa.

A escolinha atende, em média, 50 crianças todos os sábados. “O projeto abrange mais as crianças da nossa comunidade e bairros vizinhos. O nosso principal objetivo é dar educação para os futuros atletas. Além de formar um profissional no futebol, queremos formar um cidadão”, concluiu.

Regulamento

Os interessados em participar do Fundo Social 2024 devem ler o regulamento com atenção. O documento traz os critérios de enquadramento das entidades, além disso, as iniciativas devem atender, pelo menos, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – ODS.  As inscrições seguem até o dia 31 de março.

Curso para Elaborar Projetos Sociais

Neste ano a Instituição Financeira Cooperativa apresenta uma novidade para ajudar os participantes. Empresas e entidades interessadas devem fazer um curso gratuito sobre como elaborar um projeto social.

A capacitação tem cinco módulos e é pré-requisito para a inscrição de projetos no Fundo, sendo obrigatório anexar o certificado de conclusão no ato da inscrição. “O curso é bem completo e traz orientações sobre como planejar e elaborar um projeto apto ao Fundo, do início à prestação de contas”, contextualiza Rafaela Trombin Maciel, assessora de programas sociais da Sicredi Sul SC.

A profissional complementa, explicando que a capacitação está disponível para qualquer empresa ou entidade que desenvolva projetos, independente do interesse de inscrevê-lo no Fundo. “É mais uma forma de apoiarmos a profissionalização das iniciativas sociais. Assim as entidades estarão mais preparadas para captar recursos não só no Sicredi, mas em outros editais também”, reforça a assessora.

O curso também está disponível no site https://www.sicredi.com.br/nacomunidade/cursos.

Texto: Ana De Mattia