Colunistas

Minha querida ansiedade

WhatsApp Image 2023 12 07 at 09.23.37

A ansiedade existe desde a origem do homem. Ela é um sentimento natural, que tem a função inicial de nos proteger de um perigo eminente, ajudando o nosso instinto de sobrevivência. Porém, com o passar dos anos, o que era para ser algo natural, passou a se tornar um grande problema de saúde mental. Acredita-se que esse tipo de transtorno tenha surgido a partir do momento que o homem deixou de se preocupar apenas com suas necessidades básicas e passou a se preocupar com o mundo.
Hoje em dia, temos acesso a muita informação e com elas vem também a preocupação.

Mas afinal, o que é ansiedade?

Como já foi dito, a ansiedade é um sentimento natural e está relacionada, por exemplo, a uma tarefa urgente no trabalho, ou uma viagem tão esperada, ou o resultado de uma prova, e assim por diante. Já os transtornos de ansiedade afetam pessoas que se preocupam de uma maneira tão intensa que acabam não conseguindo lidar com tantas emoções ao mesmo tempo. A ponto de comprometer sua qualidade de vida.

A pessoa que tem o transtorno de ansiedade passa a ter uma reação emocional de uma ameaça do futuro. Que na maioria das vezes é irreal. Não ter a certeza e o controle do futuro é um dos principais gatilhos para as crises. O sentimento do que poderá acontecer geralmente vem acompanhando de pessimismo. E isso provoca no corpo e no cérebro uma sensação de perigo eminente, de urgência, medo e insegurança. Preparando o organismo para “fuga” ou “luta”. Isso tudo parece não ser real, mas é assim que o nosso cérebro entende e manda informações para o resto do corpo, que por sua vez responde em forma de tensão muscular, taquicardia ou palpitações, dor no peito, transpiração em excesso, dor de cabeça, enjôos, tonturas, mãos trêmulas e por ai vai. Sem falar dos sintomas psíquicos, que é a sensação de desrealização, quando o lugar que você está parece estar todo diferente, ou a sensação de despersonalização, quando a pessoa parece não se reconhecer mais. Além do sentimento de morte eminente.

Mas o que causa tudo isso?

As causas podem variar de pessoas para pessoas. Podem surgir por algum desequilíbrio químico cerebral. Pela falta de suporte familiar. Por traumas (principalmente na infância). Por uma série de fatores, que combinados ou não, podem desencadear uma ou mais crises de ansiedade.

A preocupação excessiva, os pensamentos acelerados e repetitivos, o medo desmedido, as atitudes compulsivas, podem trazer consequências a curto, médio e longo prazo.
Os impactos negativos da ansiedade comprometem os relacionamentos pessoais e profissionais e a quantidade de vida como um todo. Podendo acarretar outros transtornos, como a depressão, por exemplo.

E como tratar a ansiedade?

Antes de tudo, é preciso dar atenção à saúde como um todo. Procurar ajuda de profissionais qualificados.
Psiquiatras e psicólogos, são os indicados para realizar o diagnóstico correto e administrar o tratamento mais adequado.
Além disso, poder contar com seus familiares, parceiros, amigos e colegas faz toda a diferença. Conversar sobre o que você está sentindo e pedir ajuda é fundamental para seu bem estar físico e emocional.