Colunistas

O luto e as comemorações de final de ano

ALESSANDRA MARTARELLO ALVES
ALESSANDRA MARTARELLO ALVES

É normal, após a perda de um ente querido não sabermos como vamos nos sentir e como será o luto durante esse período de festas. Não importa o evento, desde a primeira refeição, primeiro aniversário, primeiras festas até comemorações e feriados de final de ano: tudo poderá tornar-se um desafio. As férias podem se tornar dolorosas, pois entende-se que você deve estar cheio de alegria e disposição, mas sem o seu ente querido, como lidar com isso? Com essa cobrança? Por onde devemos começar?

Saiba que o luto nas datas comemorativas tem altos e baixos. O primeiro e mais importante passo é perceber que nós não precisamos pular de alegria, que sentir-se triste é normal e que faz parte desse processo, principalmente nessa época do ano. Depois de uma perda, o luto é uma parte saudável da nossa cura, e não devemos pular essa fase por conta do que as pessoas vão pensar ou achar.

É normal que gatilhos como velhos hábitos, lembranças e histórias trarão certa dor. E ao experimentar essa montanha-russa de emoções, devemos ser autênticos e honestos conosco mesmo.

Uma dica legal seria criar algum significado para si mesmo, de forma que seja mais saudável de enfrentar esse luto nessas datas comemorativas. Pode parecer estranho, mas faz sentido manter algumas práticas vivas, afinal essa será uma oportunidade de relembrar histórias marcantes que foram agradáveis e de certa forma até engraçadas.

Entenda que você poderá viver sentimentos opostos: ausência e presença, a sensação de que você está revivendo algo que foi construído em conjunto com a pessoa que faleceu e que fazia sentido para ela também datas comemorativas mais significativas e ajudá-lo a se sentir próximo deles.

Combinar novos elementos com antigos hábitos também é uma ideia. Para algumas famílias, fazer mudanças nas datas comemorativas pode ajudar a lidar melhor com a ausência da pessoa amada.

Por exemplo, se o jantar era em sua casa, pense na possibilidade de fazê-lo na casa de outro familiar este ano. Você pode fazer a sobremesa preferida do seu ente querido e compartilhar lembranças alegres da sua vida com os seus familiares como uma forma de homenagem.

Outro exemplo pode ser a confecção de enfeites para decorar a árvore de Natal que honre o seu amor pelo parente que se foi. Reconhecer a perda é saudável e nos lembra que as pessoas que amamos estão sempre conosco e que independente da partida, sempre farão parte das nossas vidas.

É importante compreender que as coisas mudaram e que nunca mais serão as mesmas e, por isso, fazer uma mudança em seus hábitos para marcar esta nova fase pode lhe trazer algum conforto.

Procure fazer algo de bom para você mesmo, o autocuidado é muito importante nesse processo de luto. Embora possa parecer solitário, não precisamos estar só. Concentre-se em entender quais são suas necessidades e as atenda. É normal que essas primeiras datas sejam diferentes, mas elas não precisam ser suportadas solitariamente. Mantenha as memórias de seus entes queridos, mas se conecte com as outras pessoas que estão ao seu lado e que também fazem parte dessa família e dessas emoções todas.

Haverá oportunidades para tornar as datas significativas se você tiver o coração aberto a isso.

O tempo de luto é particular de cada pessoa, afinal, cada um tem sua própria maneira de lidar com a dor e, também, cada história é única.

Permita-se sentir

Mesmo que decida comemorar, não reprima as ondas de saudade ou tristeza que podem surgir, mesmo quando todos à sua volta estão alegres. Aceitar e viver esse sentimento faz parte do processo do luto, que nada mais é que vivenciar a ruptura de um vínculo, descobrir uma nova maneira de viver.

Acolha seus sentimentos, seus pensamentos e não racionalize emoções tão intensas. Você perdeu alguém que ama, fisicamente ela não está presente, mas permanece viva em seus pensamentos, memórias e você continua tendo amor por ela.

Se possível, converse com alguém sobre seus sentimentos, divida suas emoções para torná-las suportáveis. Existe um tabu em falar sobre a morte e até sobre demonstrar sentimentos de tristeza, mas não existe nenhum problema nisso. E se tudo isso ainda estiver sendo insuportável, busque apoio para o seu luto.

Muitas vezes, o coração precisa do apoio espiritual, seja uma igreja, sinagoga, mesquita ou templo, e psicológico.  Caso as dores e dificuldades se agravem, procure ajuda profissional.

Fugir de situações para não lidar com suas emoções, reprimir seus sentimentos nunca traz bons resultados, apenas retarda a adaptação a uma nova vida.

Faz parte do luto descobrir novas formas de viver com a ausência de alguém importante e celebrar a vida com aqueles que ainda estão presentes.