Colunistas

O tratamento do silêncio

ALESSANDRA MARTARELLO ALVES
ALESSANDRA MARTARELLO ALVES

Você sabe o que significa isso. Muitos de nós já passamos por isso, e nunca nos demos conta do quanto isso é nocivo para a nossa saúde mental.

O tratamento de silêncio é uma das formas de abuso emocional passivo-agressivo mais dolorosa, geralmente usadas por narcisistas e/ou pessoas tóxicas. Esse tipo de abuso consiste em controlar, manipular, punir e fazer sua vítima sentir ansiedade e angustia em níveis altíssimos, gerando um stress agudo e muitas das vezes enlouquecedor.

O tratamento do silêncio é uma forma de abuso emocional que tem como objetivo impor a própria vontade. É uma forma de jogo para que a vítima se comporte e faça tudo o que o abusador deseja. Ele espera que a vítima reaja para obter razão através de suas reações de raiva, revolta, tristeza, inquietação e para ter ainda mais controle sobre a situação.

Como acontece?

Geralmente o abusador passa a ignorar e desprezar a sua vítima. Fingir que ela não existe, dá respostas monossilábicas e vazias, quando responde. Muitas vezes desaparece, desliga o telefone, some por dias, deixando a pessoa mentalmente destruída, sem muitas das vezes saber o motivo que o levaram a isso. E o motivo, muitas das vezes é tão irrelevante, porém o abusador faz disso o suficiente para tornar a vítima cada vez mais presa a ele.

Esse tipo de abuso pode durar horas, dias, semanas, vai depender do objetivo do narcisista e das reações da vítima. Esse tipo de comportamento acontece normalmente após uma discussão ou um episódio de abuso físico, verbal ou para encobrir algum ato que foi descoberto, como por exemplo uma traição. Ele passa a não conversar mais com a vítima, tratando-a com indiferença, frieza e exclusão.

Os objetivos desse tipo de tratamento geralmente é para:

  • Punir a vítima;
  • Dominar a situação e calar a vítima quando a máscara cai e ela percebe a verdade sobre ele;
  • Provocar e arrancar da pessoa reações comportamentais explosivas e, assim, culpa-la e acusa-la de ser “louca”, “problemática”, e com isso justificar suas ações;
  • Desestabilizar a pessoa emocionalmente;
  • Manipulação, poder e controle sobre a pessoa;
  • Alienar e excluir a pessoas de sua vida social;
  • Distorcer a verdade;
  • Fazer a pessoa se desculpar por algo que ela não fez;
  • Evitar diálogos e conversas sobre assuntos que são incômodos ao narcisistas;
  • Castigas a pessoas por estão sendo “negligenciado”;
  • Provocar desespero e medo do abandono;
  • Chantagem;
  • Caso seja um relacionamento amoroso, criar distância para permitir que o narcisista vá atrás de outras vítimas;
  • Forçar a pessoa a terminar a relação; (O que neste caso seria o mais sensato a se fazer);

Tudo isso que o narcisista faz, é calculado, pernicioso. Faz tudo muito bem pensado,  porque sabe que esse tipo de tratamento é uma das formas mais dolorosas de abuso que pode ser feito.

Faz com que a vítima se questione sobre tudo, mexe com sua saúde mental e cria muitas vezes, pânico e desequilíbrio emocional. Para o nosso cérebro, ser ignorado a reação é de uma agressão física, dói.

Esse tipo de pessoas, fazem de tudo para entrar na mente de suas vítimas. E o tratamento de silêncio é uma tortura mental, muitas vezes oculta, já que a vítima passa a se sentir culpada sem ao menos ter feito nada, por causa da punição a que é submetida, muitas vezes nem percebe que é pura manipulação e abuso.

O desespero e a confusão mental da vítima são tão grandes que, quando o abusador volta ao “normal”, a sensação de alívio é tão absurdamente grande que ela acaba “livrando” o abusador da responsabilidade de seus atos e passa a pisar em ovos, temerosa em passar novamente por tamanha tensão mental.

Por sua vez, o narcisista sabendo disso e percebendo a fragilidade de sua vítima, se aproveita da situação para conseguir dela o que bem entende, já que ela praticamente implora para “fazer as pazes” e ficar “tudo bem”. Assim ele mantém suas vítimas em suas mãos.

Tratamento de Silêncio X Contato Zero

Pode acontecer da pessoa confundir o tratamento de silêncio com o contato zero, e com isso achar que esteja sendo abusiva, já que cortou relações com o abusador de fato…mas há uma grande diferença entre os dois.

O tratamento de silêncio é uma tática de tortura utilizada friamente pelo abusador para punir, controlar e manipular a vítima, com prazos estabelecidos e por pura covardia. São atos calculados e com objetivos obscuros.

Já o contato zero, por parte da vítima, é o  último recurso que ela utiliza como forma de autopreservação, cortando assim o contato com o objetivo de se reconstruir, iniciar seu processo de cura, preservar sua integridade física e mental. Impõe limites e se protege de abusos futuros.

Esse geralmente é o último recurso, pois é um passo enorme e requer muita força de vontade por ser uma decisão difícil e dolorosa para as vítimas. É quando a pessoa percebe que não é saudável permanecer em contato ou tendo informações sobre alguém que lhe fez e faz tanto mal; e que continuará fazendo se tiver oportunidades para isso.

Se você perceber que está sofrendo esse tipo de violência, tente isso: Não discuta, não se desespere. Mantenha sua postura, sua auto confiança e lembre-se da sua consciência limpa e tranquila. Entenda que é uma manipulação, portanto não dê a ela suas reações.

Não tente conversar ou argumentar, não há forma saudável de lidar com essa situação com alguém que não tem nada de saudável.

Se mantenha firma, não ceda. Caso o abusador queira manter o tratamento de silêncio, é mais do que um sinal de que é melhor que cortem de vez essa relação. Entenda, você não tem culpa de nada. E você tem todo direito de ser feliz. Seja forte, procure ajuda, e não desista de você mesma.