Colunistas

Porque meu antidepressivo me deixa pior? O que eu posso fazer?

ALESSANDRA MARTARELLO ALVES
ALESSANDRA MARTARELLO ALVES

A terapia medicamentosa antidepressiva é uma das primeiras opções em casos de depressão grave por exemplo. No entanto, ao contrário de outros medicamentos, encontramos diferenças individuais visíveis nos efeitos dos antidepressivos. E não é incomum encontrarmos pessoas que afirmem estar pior, mesmo tomando antidepressivos.

Como funcionam os antidepressivos?

Os antidepressivos são medicamentos que possuem propriedades psicoativas para tratar doenças mentais, como depressão, ansiedade e outras condições. A teoria nos diz que esses tipos de alterações podem estar relacionadas a desequilíbrios nos neurotransmissores. Estes últimos nada mais são do que um conjunto de substâncias que participam de diferentes processos, incluindo o humor.

Agora, nem todos os antidepressivos funcionam da mesma maneira; cada um tem diferentes componentes e mecanismos de ação. Uma coisa que devemos estar cientes, é que a ação dessas drogas, costumam ser mais lentas que a de outras e que ao iniciarmos uma terapia antidepressiva, seus efeitos geralmente levam de duas a quatro semana para aparecer. Existem casos em que esse tempo pode demorar até 6 semanas. Tudo dependerá de tipo de antidepressivo e das peculiaridades de cada pessoa.

Efeitos colaterais dos antidepressivos

Outro fator fundamental que precisamos ter consciência é que os antidepressivos podem causar diferentes efeitos colaterais. Um estudo em grande escala descobriu que os pacientes que tomam esses medicamentos geralmente relatam problemas em diferentes áreas. Entre os mais comuns estão o peso corporal, a vida sexual, o apetite, o sono e a percepção da dor.

A terapia antidepressiva tende a mostrar efeitos positivos após algumas semanas. Quando isso acontece, seu corpo pode começar a apresentar sintomas secundários que esses medicamentos podem causar. Isso pode ser um fator que afeta os pacientes que expressam “tomo antidepressivos e estou pior”.

Não devemos esquecer que esses medicamentos induzem mudanças em nosso corpo, e leva tempo para se ajustar a eles. Muitos dos efeitos colaterais que podem ocorrer são apenas reações temporárias e desaparecem com o tempo.

É importante, que haja uma conversa com seu psiquiatra sobre os possíveis efeitos colaterais e por quanto tempo eles devem durar caso apareçam. Desta forma, você estará ciente do que pode acontecer com seu corpo e humor, e poderá entender que isso é passageiro, sem interromper o tratamento logo no início.

A eficácia dos antidepressivos

Outro fator a ser considerado é a eficácia desses medicamentos. Estudos comprovam que os antidepressivos produzem melhora em 60% dos casos. Os autores da pesquisa compararam a eficácia de 21 antidepressivos comuns com placebos para chegar a esse resultado.

No entanto, também devemos considerar que a resposta aos antidepressivos varia de acordo com a droga e o organismo do paciente. Além disso, olhando os resultados do estudo, percebemos que 40% dos pacientes não alcançam uma melhora significativa. Portanto , há uma chance de que alguém não esteja tomando o antidepressivo certo. Nestes casos acontece o que chamamos de “ajuste” da medicação, até que se ache um ou mais de um que se adapte ao organismo daquela pessoa.

Devo parar de tomar meus antidepressivos?

“Se eu tomar antidepressivos e piorar, devo parar de tomá-los?” essa é uma pergunta comum e a resposta é NÃO. Em hipótese alguma é recomendado que os pacientes parem de tomar os medicamentos se não forem aconselhados por um especialista. Fazer isso pode levar a outros problemas ainda mais complexos do que os possíveis efeitos colaterais.

O mais aconselhável é que você mantenha uma comunicação constante com seu médico e conte a ele como se sente. Dessa forma, o especialista poderia tomar certas decisões, como reduzir ou aumentar a dose ou alterar o medicamento. Isso tornará mais fácil saber qual medicamento funciona melhor para você e como você deve tomá-lo para que seja eficaz.

Antes de sair de um tratamento farmacológico, é de suma importância conversar com seu médico.

A importância da psicoterapia

Quando se trata de transtornos mentais, é importante considerar que estes nunca respondem a uma única causa. Portanto, não podemos esperar que um único tratamento produza uma melhora completa em alguém que sofre de depressão. Idealmente, a terapia antidepressiva deve ser acompanhada de psicoterapia e mudanças no estilo de vida. Dessa forma, os efeitos do medicamento serão potencializados e aumentaremos as chances de melhora.

Em conclusão, a abordagem da depressão e de outros transtornos mentais com psicofármacos é uma questão muito complexa. O contato frequente com um médico especialista é essencial para um tratamento seguro. Conversar com um especialista é uma das chaves para garantir que a intervenção tenha efeito.

E lembre-se, casamento perfeito para o tratamento de transtornos mentais é com psicofármacos e psicoterapia.