Cultura

Programação da Semana da Consciência Negra segue nesta segunda-feira em Siderópolis

DSC 0252

O final de semana foi marcado pelas comemorações da Semana da Consciência Negra em Siderópolis. Ainda na sexta-feira, dia 17, aconteceu a abertura oficial com apresentações culturais e show de pagode. Já no sábado, dia 18, foi a vez das exposições dos empreendedores negros e noite cultural. A programação segue nesta segunda-feira, dia 20, com sessão solene na Câmara de Vereadores, e vai até o dia 26 deste mês, encerrando com a missa afro.

Exposição dos empreendedores negros

A exposição contou com 21 participantes, na Piazza Nova Belluno. Apesar da chuva da manhã de sábado, foram muitos os que estiveram no local prestigiando os expositores que foram mostrar e oferecer produtos e serviços. Pessoas como a empreendedora e trancista, Merele Luiza Machado Hilario, de 37 anos, e que a três anos resolveu apostar, mas que a necessidade apareceu um ano antes de empreender, para atender a filha, Maria Eduarda.

“Comecei a trançar por conta da minha filha, que tinha 18 anos na época. Ela queria, porque queria e não conhecia ninguém. E eu nem sabia. Fui pesquisar e vi que também não teria condição financeira. Comecei a pesquisar na internet, comprei os materiais e comecei a trançar. As amigas dela começaram a gostar, começaram a pedir, me descobri através das tranças. Dali só fluiu”, relata Merele.

A “especialista em penteados e tranças”, como assim mesmo se define pela no bio do Instagram (@trancas.porlely), tem três filhos. Maria Eduarda, hoje com 21 anos, um de 16 e outro com cinco anos. Hoje, muitos clientes que vêm até Merele em Siderópolis, são de fora da cidade, chegando a receber pessoas de São Paulo e Brasília para serem atendidas. “Trançar é um dom. É uma força que vem dos nossos antepassados, é algo bem profundo. A gente até se emociona em falar, mas transformador”, define.

Dia da Consciência Negra

A Semana da Consciência Negra, é em alusão ao dia 20 de novembro, que cairá nesta segunda-feira, dia em que Siderópolis realizará uma sessão solene aos empreendedores. Sobre a data, Merele afirma que é marcante e significativa. “É especial. As pessoas ouvem, te dão a fala, e a gente tem que demonstrar todos os nossos sentimentos”, comentou.

Uma das organizados do evento, a primeira mulher negra a ocupar o cargo de chefe de gabinete na prefeitura de Siderópolis, Ivana Geórgia Martins, lembra que o objetivo do dia 20 de novembro é para lembrar das injustiças que o povo negro ainda sofre. “É uma data para lembrar a população brasileira que o povo preto ainda está aqui. Que ainda está sendo injustiçado e que ainda não possui as mesmas oportunidades que as demais pessoas. Que ainda sofremos preconceito diariamente, e que sofremos racismo em pleno 2023 e que por isso ainda continua lutando, diariamente, por igualdade”, comenta Ivana.

O dia da Consciência Negra, é uma data em homenagem a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, referência ao povo negro. “O dia da Consciência Negra tem o intuito de contar a história do povo negro e lembrar as pessoas que ainda existimos e resistimos”, comenta Ivana.

Confira a programação:

20/11 – Sessão Solene Câmara de Vereadores

-19h: Homenagem aos Empreendedores Negros de Siderópolis, autora Elaine Barreiros dos Santos

21/11 – Capacitação para os professores das redes municipal, estadual e particulares

O encontro será na Escola de Educação Básica José do Patrocínio (durante o dia). Palestrantes convidadas, professora Normélia Ondina Lalau de Farias e Professor Douglas Vaz Franco Santana

26/11 – Missa Afro

-19h- Igreja Santa Bárbara, no Rio Fiorita

Antonio Rozeng – Comunicação Prefeitura de Siderópolis / Jatene Macedo – Redação Siderópolis Notícias

DSC 0386 DSC 0711 DSC 0684 DSC 0437