Colunistas

Que desânimo é esse?

ALESSANDRA MARTARELLO ALVES
ALESSANDRA MARTARELLO ALVES

Quem nunca se sentiu desanimado ao menos uma vez na vida?

Essa sentimento é muito comum. Ele costuma aparecer quando algo não vai ou não acontece do jeito que planejamos. Um relacionamento que parece não estar dando certo, o trabalho que passa a não ser tão motivador assim, problemas de saúde, dificuldades financeiras…e por ai vai.

Esse sentimento vem através de um cansaço, uma fadiga, não só física mas, emocional e mental.

Sentir-se assim em alguns momentos da vida é comum, o problema é quando esses sentimentos e emoções começam a fazer parte do nosso dia a dia, sem dar nenhuma trégua. Atrapalhando não apenas a realização das obrigações cotidianas, como também os momentos de lazer e descontração.

A medida que esse sentimento se fortalece, mais indisposta a pessoa vai ficando. Ela começa a cometer erros por desatenção ou por simplesmente não se importar com o que está vivendo naquele momento.

O desânimo alimenta a tristeza, a frustação, o estresse, a falta de perspectiva, a procrastinação, podendo até levar a pessoa à estagnação. E é exatamente a junção de todos esses sentimentos que fica cada vez mais difícil se livrar dele.

Quando existe uma razão por traz de nossas emoções é normal reagirmos a ela e sentir-se desanimado. Porém quando os problemas começam a serem resolvidos e essas emoções e sentimentos resolvem permanecer por muito mais tempo, é sinal que a nossa saúde mental está começando a ficar abalada.

Essa situação pode ficar tão grave que a depressão, ansiedade e até crises de pânico podem começar a surgir.

É neste momento que não devemos “deixar para lá” o que estamos sentindo, achando que no dia seguinte tudo vai estar bem. Muitas vezes não é bem assim que acontece.

Então, procurar ajuda de um profissional qualificado, é mais que importante. E isso não significa que seja uma besteira ou que você seja fraco por estar se sentindo assim. Pelo contrário, quando não estamos bem, pedir ajuda é sinal de força, de autocuidado.

A vida é uma só para deixarmos ela de lado por vergonha, preconceito ou algo nesse sentido.

Você não é super herói, e não se sentir bem é normal, afinal somos todos seres humanos envolvidos em um maranhado de sentimentos e emoções.

Lembre-se, você não está sozinho.

Procure ajuda!