Economia

Receita abre consulta a lote residual do Imposto de Renda; veja como consultar

Receita Federal - Imposto de Renda

Nesta segunda-feira, dia 24, a partir das 10 horas, a Receita Federal abre as consultas do lote residual de restituição do Imposto de Renda, referente ao mês de outubro de 2022. Serão R$ 800 milhões divididos entre 471.447 contribuintes. A previsão é que o pagamento seja feito no dia 31 de outubro.

Imposto de Renda: quem recebe

Dos contribuintes que recebem estão: idosos acima de 80 anos, idosos entre 60 e 79 anos; contribuintes que tenham alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. O valor total liberado é de R$ 269.910.856,86 a essas pessoas. Confira:

– 6.483 são contribuintes idosos acima de 80 anos;

– 54.365 são contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;

– 5.516 são contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e

– 23.070 são contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Outros 382.013 contribuintes não prioritários que entregam declarações de exercícios anteriores até o dia 30 de maio, receberão o restante do valor.

Como consultar

Para saber se você tem direito a restituição do Imposto de Renda, basta acessar o site da Receita Federal. Clicar na opção “Imposto de Renda”, em seguida na aba “Consultar a restituição” em “Iniciar”, e preencher com os dados pessoais. Caso não esteja na lista, acesse: Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte para retirar o extrato da declaração.

Caso preferir, a Receita Federal disponibiliza um aplicativo para smartphones e tablets.

Foto capa: Marcello Casal Jr. – Agência Brasil
Texto: Jatene Macedo – Siderópolis Notícias