Colunistas

Resenha do livro: A Biblioteca da Meia-Noite

Fabrícia de Pelegrini

Já parou para pensar que no seu dia a dia está sempre tomando pequenas decisões e que cada uma delas leva para um caminho? Só que provavelmente estas pequenas decisões não vão fazer você se questionar no futuro. Mas uma escolha, uma decisão que faz você pensar por bastante tempo, que pode mudar a sua vida, pode sim te fazer questionar em algum momento se foi a escolha certa. E o livro A Biblioteca da Meia-Noite, de Matt Haig, é sobre isso. É uma ficção que a protagonista vai viver várias vidas conforme seus arrependimentos surgem, só que não será assim tão fácil.

Com 35 anos, Nora Seed se percebe sozinha, sem sonhos e realizações e o passado está batendo forte em sua porta. Então ela começa a questionar se não devia ter feito escolhas diferentes ao longo de sua vida porque muita coisa que ela abandonou poderiam a ter levado para o sucesso, ou aproximado de outras pessoas.

abibliotecadameianoite

O que poderia ter acontecido se tivesse vivido de maneira diferente? Essa era uma pergunta que a estava consumindo e quando ficou sem esperança decidiu terminar com o sofrimento e dar fim a sua vida. Então acordou na Biblioteca da Meia-Noite, com a bibliotecária de sua escola a orientando o que fazer. Ali, neste lugar, Nora teria a chance de se deparar com seus arrependimentos e viver vidas como se tivesse tomado outras decisões e ficaria naquela vida que se sentisse feliz e realizada.

Em meio às estantes, Nora avaliava seus arrependimentos, pegava o livro e começava uma nova história. Viveu casada com seu ex-namorado, foi nadadora olímpica, teve uma filha, foi estrela do rock, teve perdas que a destruíram de outras formas, teve alegrias que não imaginaria, mas o mais importante, começou a se conhecer melhor e a cada experiência, ela ia descobrindo mais sobre si mesma buscando se fortalecer para tomar a decisão mais importante, em qual vida viveria dali para frente.

Para mim, essa história não teve muitas surpresas, mas foi uma boa leitura. O livro pode ser encarado apenas como uma ficção para se distrair, mas também pode fazer cada leitor refletir sobre sua própria vida. Escolha a forma que você vai curtir essa história e viagem junto com a personagem para vidas que poderiam ter sido.

A Biblioteca da Meia-Noite, de Matt Haig – 306 páginas