Saúde

Saúde de Treviso conquista 3º lugar no ranking dos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil

arquivo

Os serviços de saúde prestados à população de Treviso ocuparam posição de destaque nos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil 2023. Dos 12 municípios da Amrec, Treviso ocupa o terceiro lugar. O resultado é referente ao segundo quadrimestre deste ano.

O resultado é reflexo do intenso trabalho que as equipes de saúde realizam, como a busca ativa de pacientes, realização de atividades em grupos, ações que visam cuidar da saúde da população com doenças crônicas e ações de educação para prevenção e promoção em saúde.

“Também é reflexo do investimento da gestão em manter o quadro de profissionais completo e a manutenção dos programas do Ministério da Saúde (ESF, ESB, Saúde na Hora). Essa colocação reforça que estamos no caminho certo e representa o aumento do percentual financeiro que o município recebe para investir em ações, além da melhora na qualidade da saúde da população”, disse a secretária de Saúde, Vanessa Vieira Pescador.

Os dados analisados foram: proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a décima segunda semana de gestação, proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV, proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado, proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS, proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite b, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo B e poliomielite inativada, proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre, proporção de pessoas com diabetes e com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Sobre o Previne Brasil: modelo de financiamento e repasse aos municípios de acordo com as metas atingidas de sete indicadores propostos pelo Ministério da Saúde. Instituído pela portaria n° 2.979, de 12 de novembro de 2019.

Rafaela Maffioletti – Assessoria de Imprensa