Economia

Siderópolis comemora alta no movimento econômico

sideropolis04

Dos municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), Siderópolis apresentou a 3ª maior participação anual no Valor Adicionado (VA) e o 2ª maior participação no crescimento do Índice de Participação Municipal (IPM).

Os números têm como Ano Base de 2022, no Exercício de 2023, e que é válido para retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 2025. A expectativa é que para o ano base de 2023, exercício de 2024, a expectativa do município é superar a cifra de 1 bilhão de (VA), conforme o assessor especial da prefeitura Romildo Soares.

Ele lembra que o Movimento Econômico não está diretamente relacionado à queda dos repasses governamentais, como o Estado, ou o Governo Federal, mas o Valor Adicionado. “É o resultado alcançado pelas empresas sideropolitanas. É calculado a partir da diferença entre o custo de produção, ou a entradas de mercadorias, e a comercialização de produtos e serviços, ou a saídas de mercadorias, que é a base para definição do índice de repasse do ICMS”, explica.

Os valores apurados no exercício de 2023, se referem ao que foi movimentado no ano base de 2022 e os recursos de distribuição devidos ao município, serão repassados no exercício de 2024.

Conforme análise dos números, nos últimos três anos, o município apresentou um crescimento histórico no VA e no índice de participação, em especial ano base de 2022, exercício de 2023, demonstrado na tabela:

Ano Base    VA Total Ano Base
2021            580.587.659
2022            725.624.158
2023            835.455.230

“É resultado de um trabalho sério implementado pela Administração Municipal, com objetivo de aumentar o Índice de Participação Municipal (IPM), que determina maior valor da Quota Parte do ICMS devida ao Município, dos recursos relativos ao repasse do Estado”, comentou o assessor especial da prefeitura Romildo Soares.

Novos Investimentos

O prefeito Franqui Salvaro reforça que o município vem dando todo o suporte às empresas que queiram investir em Siderópolis. Para esse ano uma área industrial está em andamento, na Vila São Jorge com 10 Hectares, onde estarão disponíveis 27 terrenos. E ainda se projeta outras duas, como estratégia para busca do crescimento econômico e o desenvolvimento industrial.
O local deve gerar novas oportunidades de investimentos e a criação de empregos. “Estamos comprometidos em cumprir todas as etapas desse projeto com celeridade. A meta é entregar essa área industrial aos cidadãos de Siderópolis o mais rapidamente possível, gerando novas oportunidades para todos”, destaca o prefeito.

Antonio Rozeng – Comunicação Prefeitura de Siderópolis