OBRAS

Siderópolis inaugura reforma do antigo escritório da CSN neste sábado

MG 7176

Sábado será um dia de festa para a população de Siderópolis, em especial para a comunidade do Rio Fiorita, pela inauguração de uma obra aguardada há mais de 20 anos. A cerimônia de inauguração da reforma do antigo escritório da CSN está marcada para às 10h. O prédio vai abrigar a Câmara de Vereadores, a Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis, a Academia de Letras e Artes (ALASI), o Museu do Carvão e o Conselho Tutelar. As mudanças devem gerar uma economia de aproximadamente R$ 12mil ao mês aos cofres do município, que hoje estão em locais onde se pagam aluguéis.

No mesmo “quarteirão” foram feitos espaços para lazer e esporte, na chamada Praça do Rio Fiorita. São 4.311m², com uma pista de caminhada, quadras de tênis, de beach tênis e de vôlei, um campo de futebol de areia, um parque infantil e um espaço de lazer. “Pensando em dar qualidade de vida para as pessoas é que planejamos e executamos obras como essa. A comunidade não tinha um espaço como esse e com a finalização dos serviços vai poder usufruir e aproveitar todos os benefícios que o espaço pode oferecer”, pontuou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.

Além da Praça e do Escritório da CSN, a rua que passa em frente aos equipamentos, Arlindo Barzan, que antes era de paralelepípedo, agora foi asfaltada.

Prédio Histórico

Construído em 1944, no auge da exploração do carvão, com 677 metros quadrados, no bairro Rio Fiorita, em Siderópolis, a Companhia Siderúrgica Nacional esteve presente no município de 1941 até 1991. A edificação foi doada ao município no ano 2000 e tombado como Patrimônio Material de Siderópolis em 2010. A revitalização deste espaço é aguardada pela comunidade há mais de 20 anos. Agora é uma realidade.

Próximo sonho

O Governo de Siderópolis já planeja um próximo passo. A recuperação do Clube Recreio do Trabalhador. O local era um espaço de lazer dos funcionários da CSN, que foi construído em 16 de dezembro de 1955. A sociedade da época participou de grandes eventos sociais no local e era onde os funcionários da Companhia se reuniam para, após a jornada de trabalho, passar o tempo livre. A edificação era a sede da Associação Itaúna Atlético Clube, e foi tombado como patrimônio Histórico Cultural de Siderópolis em 2007.

Antonio Rozeng – Comunicação Prefeitura de Siderópolis

DSC 1195

recreio 1
Recreio do Trabalhador