SAÚDE ANIMAL

Siderópolis terá mais uma ação de castração de cães e gatos no entorno de área protegida

Acao de castracao 4

No dia 17 de junho, o município de Siderópolis terá mais uma ação de castração, atendendo cães e gatos, que vivem no entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, área protegida.

A campanha é totalmente gratuita e visa atender exclusivamente às comunidades rurais no entorno da Unidade de Conservação, que são Rio Albina; Alexandre Da Boit; São Pedro; Nossa Senhora da Saúde; Monte Negro; São Geraldo; Rio Kuntz; Montanhão; e Alto Rio Maina.

A iniciativa é do Instituto Felinos do Aguaí, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid) a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e com o Instituto De Defesa Dos Direitos Dos Animais (Iddasi). São 60 vagas no total.

A ação acontecerá no Centro Comunitário Rio Albina, das 8h às 14 horas. No dia é necessário que os tutores levem documento de identidade ou carteira de motorista, pois será necessário assinar um termo de responsabilidade.

“O prefeito Franqui Salvaro nos deu todo o apoio logístico e operacional para realizarmos essa ação. Caso as vagas não sejam preenchidas, temos uma demanda remanescente nossa aqui na Famsid que supre. O objetivo maior é a gente fazer com que atenue cada vez mais animais, sobretudo sem estar castrado e aumentando a sua população”, explicou Joênio Marques, diretor administrativo financeiro da Famsid.

Sobre a campanha

A campanha tem como objetivo promover o bem-estar animal e controlar a população de animais domésticos na região. Durante o evento, veterinários especializados estarão disponíveis para realizar as castrações de forma segura e responsável. Além disso, serão oferecidas orientações sobre a importância da esterilização para a saúde dos animais.

A castração de animais domésticos no entorno de unidades de conservação é uma medida preventiva que visa proteger a vida selvagem, evitar conflitos entre espécies e preservar a biodiversidade local. Ao controlar a população e o comportamento dos animais domésticos, reduz-se o impacto negativo sobre os animais silvestres e seus habitats.

O investimento é de aproximadamente R$11 mil e a empresa responsável pelos trabalhos é a unidade móvel de castração Rota Vet.

Jessica Rosso – Comunicação Prefeitura de Siderópolis