Saúde

Todos contra a dengue: Siderópolis fará coleta de pneus neste sábado

Secretaria de Saude 1

A Secretaria de Saúde de Siderópolis realizará o – Dia D Todos contra a dengue – uma ação para recolher pneus no próximo sábado, dia 29 de abril, das 8h às 11h30. A ação tem o intuito de combater o mosquito da dengue. Haverá pontos de coleta nos bairros Centro, Fiorita, Rio Jordão, Alto Rio Maina, Vila São Jorge e Montenegro.

Paralelo a essa iniciativa será realizado um mutirão de visitas nos bairros, casa a casa, pelas agentes de saúde do município, agentes da dengue, Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, funcionários da Secretaria de Saúde, com parceria da Secretaria de Obras e Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid).

“A intenção é a orientação quanto a prevenção contra à dengue, e a coleta de pneus em todo o município. A população deve levar o pneu até esses locais, uma vez que o pneu é um dos principais vilões no acúmulo de água e contribui para a presença de focos da dengue”, afirmou a secretária de Saúde, Janaina Bertan Warmling.

Confira os pontos de coleta

-CENTRO:
Rodoviária;
Terreno ao lado do Siderópolis Clube
e ao lado do Ginásio Municipal de Esportes

-FIORITA:
Em frente ao CI Pequeno Príncipe;
em frente à unidade de Saúde do Fiorita,
e em frente à Escola Básica Municipal Professora Sara Bom Moretti

-RIO JORDÃO:
Pátio da igreja do Jordão Baixo,
Pátio da escolinha Jordão Alto.

-Extensões (Alto Rio Maina)
Em frente à escola Aurora Péterle.
-VILA SÃO JORGE:
Na borracharia (atrás do posto de gasolina da SC 445),
e em frente ao posto de saúde
-MONTENEGRO
Em frente à igreja católica.

“A Saúde faz o trabalho dela de promover a prevenção, mas a colaboração das pessoas é o que faz a diferença. Precisamos do cuidado de todos nesse momento tão delicado que vive a nossa região no combate à dengue”, afirmou o prefeito de Siderópolis,Franqui Salvaro.

Dengue

É uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. Os sintomas da dengue são: febre, cefaléia, mialgias, artralgias, dor retro-orbital. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.

Pessoas que estiveram, nos últimos 14 dias, numa cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentarem os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para avaliação.

Jessica Rosso – Comunicação Prefeitura de Siderópolis