Religião

Uma história de fé: há 22 anos, mãos entregam imagens sacras reconstruídas

45309290701122023 dad03c45 a8b9 4b81 8c31 957c54192cc3 1

Nilton Santos Motta, morador de Treviso, já restaurou aproximadamente 200 imagens sacras para igrejas de toda a região. Trabalho mais recente, Santa Bárbara, foi destaque em procissão em Treviso

Em dois ofícios diferentes, o Nilton Santos Motta materializa o cuidado e a valorização da beleza. Morador da localidade de Vila Nesi, em Treviso, divide o tempo dedicado à vida laboral entre a Mina Fontanella, da Carbonífera Metropolitana e a restauração de imagens sacras. Nessa segunda-feira, dia 4, os dois ofícios se encontraram na tradicional procissão em honra a Santa Bárbara, padroeira dos mineiros.

Os dias de Nilton são divididos em dois períodos: às 5h da manhã até às 14h, ele se dedica à função de trabalho como Serviços Gerais na Carbonífera Metropolitana e, ao voltar para casa, dedica o tempo e o esmero à arte. O trabalho mais recente foi para deixar a imagem de Santa Bárbara, de quem é devoto, em perfeitas condições para a segunda-feira, dia 4, feriado municipal em Treviso, quando ele e os colegas a receberam e, junto à comunidade, participaram de uma procissão em honra à padroeira. O cortejo saiu da frente da mina em direção à igreja matriz da cidade.

A restauração na vida de Nilton

A paixão pela arte iniciou ainda criança, quando acompanhava sua avó em missas e celebrações religiosas. “Eu sempre ficava perto das imagens de santos quando eu entrava nas igrejas e nas grutas. Eu olhava todos os detalhes, cores e traços. Isso sempre me chamou muita atenção”, relata Nilton.

Em 2001, ele resolveu se aprofundar na área e realizou um curso em Florianópolis para aprimorar o talento voltado para pinturas e reconstruções de imagens sacras. De lá para cá, muitas igrejas da região, receberam das mãos de Nilton, imagens renovadas de seus padroeiros. “Eu restaurei as imagens da igreja de São Marcos, em Criciúma, reconstruí também muitas imagens nas capelas e paróquias de Treviso, Lauro Müller e Urussanga. Nossa Senhora Aparecida, Santa Rita de Cássia, São Miguel Arcanjo, entre tantos outros já tive o prazer de trabalhar”, cita. Segundo seus cálculos, a carreira de restaurador já acumula mais de 200 imagens trabalhadas.

Nilton sente um amor muito grande por seu trabalho, que em muitas oportunidades é realizado de forma voluntária. “Eu ainda tenho 1.038 imagens sacras na minha casa, são lembranças de amigos e familiares que viajaram para vários países. Além disso, meu trabalho proporciona grandes vínculos de amizades, conheci muita gente bondosa, de bom coração e de muita fé”, enaltece.

Texto: Karoline Mariot/ Alfa Comunicação e Conteúdo

45309290701122023 61869681 9442 45d0 8e9a 541afda87218