Saúde

Usar um ou dois aparelhos auditivos? Descubra aqui

aparelho auditivo otoclinic presbiacusia

Normalmente, o paciente chega com a indicação de uso bilateral do aparelho auditivo, e sempre questiona se há mais valor usar um único aparelho ou dois aparelhos auditivos.

O uso bilateral ou unilateral depende da avaliação auditiva do paciente, isto é, se o paciente apresenta perda auditiva nas duas orelhas.

Provavelmente será indicado o uso de dois aparelhos auditivos, com exceção em alguns casos em que não há possibilidade de amplificar sonoramente com aparelhos e também com audição normal em uma das orelhas, aceitação da perda auditiva, aspectos financeiros e estética.

Para entendermos melhor como funciona nosso sistema auditivo, vamos fazer uma comparação aos nossos músculos. Se quiser manter um corpo saudável e ter um bom condicionamento físico, terá que realizar exercícios com frequência. Porém se não fizer esses exercícios físicos, os músculos vão enfraquecendo e com o tempo podem atrofiar.

Com a nossa audição o método é parecido. Se não houver o recebimento de som, o funcionamento do nosso sistema auditivo central sofrerá alterações, que resultará na redução significativa no desempenho após um período de falta de estimulação auditiva.

Um estudo publicado no Journal of the American Academy of Audiology analisou as habilidades de reconhecimento de fala de indivíduos usuários de um e de dois aparelhos auditivos. Os pesquisadores descobriram que aqueles indivíduos usuários de apenas um aparelho auditivo sofreram um declínio no reconhecimento de fala em comparação com aqueles que tinham dois aparelhos auditivos.

O uso de dois aparelhos auditivos fornece a soma binaural, além da melhora na compreensão de fala, melhora na localização do som, habilidade em separar sons dos ruídos ambientais e melhora na qualidade de vida.

Para aqueles indivíduos com audição normal em uma orelha e perda auditiva na outra, usuários apenas de um aparelho auditivo, devemos lembrar a necessidade de uma avaliação auditiva regularmente para prevenção do “ouvido bom”.

Caso apresente algum sintoma como dificuldade em entender em locais ruidosos, não saber localizar de onde vem o som ou pedir para repetir o que foi dito, procure um profissional especializado para uma avaliação.

Adicionar comentário

Click here to post a comment