POLÍTICA

Amrec completa 40 anos de fundação com reunião de prefeitos

WhatsApp Image 2023 04 25 at 21.06.07

Os prefeitos filiados a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) realizaram na terça-feira, dia 25, o terceiro encontro do ano, na sede da entidade. O encontro marca os 40 anos da associação. O presidente da AMREC, Agenor Coral, o Noi, disse durante o encontro que, mesmo no atual momento, a instituição é a força do sul catarinense e que dela já saíram soluções para as mais diversas pautas.

“Os prefeitos da Região Carbonífera têm de lembrar que somente se unindo é que somos mais fortes, tanto em nível estadual, quanto nacional”. Durante a fala de Noi, o prefeito de Orleans reforçou a importância da instituição. “São 40 anos de luta e a história continua”, destaca Jorge Koch.

Histórico

Com a extinção da AMSESC, formou-se a Amesc, e depois em 25 de abril de 1983, a ANREC em uma reunião de prefeitos na prefeitura de Siderópolis em 1983, onde o prefeito do município da época, Dilnei Rossa, assumiu a primeira presidência.
A AMSESC era formada pelos municípios de Criciúma, Içara, Lauro Muller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis, Urussanga, Araranguá, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Praia Grande, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo.

Na época da fundação da AMREC era associados 7 municípios: Criciúma, Içara, Lauro Müller, Morro Da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis e Urussanga. Depois com a emancipação, veio Forquilhinha, Cocal Do Sul e Treviso. No dia 18 de maio de 2004, a AMREC oficializou a sua 11ª cidade integrante, com a entrada de Orleans. No dia 09 de abril de 2013 o município de Balneário Rincão passou a integrar oficialmente a entidade, que hoje tem 12 municípios.

ANTONIO ROZENG – ASSESSORIA AMREC