Geral

Como o software jurídico pode ajudar pequenos escritórios

saj

Começar um novo negócio é sempre um enorme desafio e leva algum tempo para que as atividades fluam como o planejado.

As obrigações pesam excessivamente sobre quem está à frente da organização de um novo escritório e é bastante comum que haja muita indecisão e alguns prejuízos que são absolutamente normais. Afinal, nem sempre conseguimos fazer a escolha certa logo de cara. De um modo geral, leva bastante tempo até que seja possível colher bons frutos e fazer com que tudo caminhe sem maiores problemas.

Há profissionais que acreditam em começar suas carreiras com grandes investimentos e dando passos excessivamente longos e embora alguns desses casos possam acarretar em sucesso, há muito mais chances de se desperdiçar capital valioso em atitudes impensadas e desprovidas de racionalidade.

Carreiras bastante sólidas e de sucesso indiscutível começam de baixo, tornando a experiência algo muito valioso e sabendo aproveitá-la para crescer. Temos no Brasil inúmeras faculdades de direito e todos os anos milhares de profissionais são lançados sem dó no mercado. Mesmo assim, a demanda pelo serviço é grande e só aqueles que são mais comprometidos e focados conseguem aproveitar o que há de melhor para alavancar a própria carreira.

Nesse sentido, ter um pequeno escritório pode significar ter uma verdadeira mina de ouro quando se tem boa visão empresarial e gestacional. É preciso pensar no escritório como uma empresa que precisa render bons frutos e injetar alguma dose de ambição em toda a equipe.

Mesmo fora do contexto comercial, os escritórios de advocacia lidam com a economia, o mercado, clientes, concorrência, demanda, receitas e gastos e, por essa razão, não podem simplesmente dispensar valiosas dicas de gestão que podem ajudar imensamente no crescimento do negócio como um todo.

Implantando, desde o início, as melhores estratégias

O modo como um escritório de advocacia começa a funcionar diz muito sobre o seu futuro. Se os sócios simplesmente trabalham de forma independente e não se comprometem a se comunicarem entre si,  há grandes chances de que se separem ou de que sejam sempre advogados dividindo as despesas físicas de um prédio.

Ora, não há nada de errado com esse tipo de negócio. Porém, é difícil, quando muito fragmentado e desconectado, fazer com que um escritório consiga melhorar a sua produtividade.

Por que não definir, desde o início, boas políticas de funcionamento? A sintonia de pensamentos no que diz respeito ao funcionamento da empresa é indispensável para alavancar o seu crescimento. Juntos, os sócios podem tomar valiosas decisões de investimento, definição de cliente-alvo, estratégias eficientes de marketing e muito mais.

Pertencer a um escritório no qual os sócios trabalham em sintonia confere ao profissional muito mais segurança na hora dos maiores desafios de sua carreira.

Além de tudo isso, o que é definido no princípio define também a identidade do escritório e permite o cultivo de valores extremamente importantes para a captação de clientes, tais como estabilidade, credibilidade, seriedade, comprometimento e eficiência.

Ao ter um enorme problema nas mãos e algum dinheiro no banco, um cliente jamais arriscará contratar um profissional que tem fama de não conseguir nem mesmo cumprir a sua agenda.

A vantagem de investir no software jurídico

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, investir logo no início em um bom software jurídico está muito longe de ser uma imprudência.

Especialistas em gestão procuram o tempo todo conscientizar os empresários de que investir em gestão é sempre vantajoso, pois uma empresa organizada tem o caminho livre para o crescimento e o aumento da sua produtividade.

Um pequeno escritório pode contratar o melhor software jurídico que encontrar no mercado pagando apenas o que cabe em seu orçamento. Isso é possível porque as melhores empresas de software do Brasil oferecem planos para escritórios de diferentes tamanhos.

Você pode habituar toda a sua equipe a, desde o início, trabalhar de forma organizada, com funções bem definidas e agendas impecáveis, sem mencionar a possibilidade de reduzir o volume documental físico.

Os melhores softwares jurídicos da atualidade permitem que todos os membros do escritório sejam notificados de suas atividades, compromissos, novas tarefas, andamentos e todas as alterações que forem realizadas.

É possível registrar todo o dia a dia do escritório no sistema, como: novos clientes, movimentações processuais, registros de atas e muitos outros, desde que alguém se comprometa simplesmente a inserir essas informações no sistema.

Tudo isso garante que quaisquer problemas sejam identificados no fim de determinado período, que a produtividade seja analisada, quais estratégias deram certo etc., permitindo um controle mais eficiente da empresa de um modo geral.

Armazenamento em nuvem

Todos os documentos relevantes para todas as atividades do escritório podem ser inseridos no sistema (digitalizados) e armazenados em nuvem.

Não há necessidade de pendrives, pastas ou de ter que lidar com pilhas infinitas e confusas de papéis. Inserindo um novo cliente no sistema, o advogado insere também todos os documentos relevantes para o processo no mesmo espaço, podendo acessá-los a qualquer momento e a partir de qualquer dispositivo que tenha uma conexão com a internet. Mais liberdade, praticidade e chances de erro reduzidas. Os softwares jurídicos também possuem calendários que podem se tornar excelentes organizadores.

Para agilizar a interação entre os funcionários, também há um espaço para comentários dentro do sistema. Assim, não há a necessidade de que funcionários transitem pelo escritório para fazer solicitações ou pedir informações simples. Basta deixar um comentário que será visto por todos, ou, pelo menos, pela pessoa solicitada.

Mais economia e produtividade

Um ambiente organizado, prático e dinâmico necessariamente melhora a produtividade. De acordo com um estudo da Alberdeen Research, o uso do software para melhoria da gestão de uma empresa pode reduzir custos operacionais em 18%, despesas administrativas em 16% e aumentar a produtividade em 73%.

Em outras palavras, não investir em tecnologia de gestão pode representar um alto custo para os sócios, especialmente se a concorrência opta por implantar o melhor software jurídico em seu escritório e começa a abrir larga vantagem.

Nossa realidade exige ação e quem resiste à inovação acaba sendo prejudicado. Desde o início é preciso abraçar o pensamento de que todo investimento em tecnologia deve ser considerado, valores devem ser analisados e a melhora da rotina de trabalho de toda a equipe deve ser valorizada.

Afinal, um escritório organizado, prático e modernizado certamente refletirá na preferência e na fidelidade dos clientes, que, por sua vez, reforçarão a credibilidade do escritório e gerarão a receita necessária para o crescimento de todos os profissionais envolvidos naquele negócio.

Redação Siderópolis Notícias

Adicionar comentário

Click here to post a comment