Economia

Coronavírus em Siderópolis: venda de máscaras caseiras garante renda extra para famílias

IMG 0013

Peças têm se tornado opção de compra, já que as cirúrgicas estão em falta

A procura por máscaras cirúrgicas aumentou consideravelmente no mundo todo. Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os pontos de vendas ficaram sem estoque, depois que a população começou a comprar e estocar a peça.

Em entrevista coletiva, nessa quinta-feira, (02), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recomendou que a população opte por usar máscaras de tecido, assim as cirúrgicas não irão mais faltar, principalmente para os profissionais da saúde que precisam utilizá-las frequentemente.

Antes mesmo do seu pronunciamento a venda de máscaras caseiras já haviam se tornado opção de compra, por falta das cirúrgicas e pela preocupação com a prevenção.

Renda extra

A venda têm garantido renda extra para famílias. Kamila Dos Santos Ruzza está confeccionando as peças. Ela conta que começou a fazer para doar para suas clientes que são profissionais da saúde e para familiares que também trabalham na área. “Devido a situação que nós estamos passando no momento, vi a necessidade de ajudar sem mesmo nunca ter feito máscaras antes. Via que tinha muita escassez e que estavam precisando. Mesmo sabendo que pra elas não seria o mais indicado, mas com certeza seria melhor do que não ter absolutamente nada no atendimento ao público”, contou.

WhatsApp Image 2020 04 03 at 13.40.59

Em aproximadamente 15 dias a artesã já doou 50 unidades. Essa semana ela começou a receber muitos pedidos e decidiu vender as peças. “Posso dizer que hoje esse é o meu trabalho. Estou entregando os pedidos em casa e tomando as devidas medidas de proteção”, pontuou.

Modelos mais pedidos

As peças são feitas de tricoline, tecido 100% algodão, todas com camada dupla. O modelo mais pedido é o tradicional, igual as descartáveis. Tem pedidos também com estampa poá, de bolinhas brancas, mas a preferência é pelas lisas com cores discretas. Todas as peças são medidas de acordo com as máscaras cirúrgicas. A artesã também produz peças em dupla face.

WhatsApp Image 2020 04 03 at 13.40.46

A costureira Mafalda Presa Sandolara também está produzindo máscaras. As peças são feitas de algodão com fundo tnt. “Comecei a vender agora, mas já costuro há 50 anos. É uma renda extra para minha família”.

Mafalda já vendeu aproximadamente 300 máscaras e tem mais de 50 de encomenda. Seus clientes também preferem as peças mais tradicionais, brancas e cinza.

Higienização

A máscara caseira precisa de cuidados de higiene. Se ela ficar úmida deve ser trocada. Para lavar, use sabão ou água sanitária e deixe de molho por aproximadamente 20 minutos. Jamais compartilhe sua máscara, ela é de uso pessoal.

WhatsApp Image 2020 04 03 at 13.40.36

TEXTO E FOTO: JATENE MACEDO – JORNALISMO SATC

Adicionar comentário

Click here to post a comment