Região

Corpo de Bombeiros faz balanço da Operação Veraneio

RINCAO 2

Dados foram apresentados na manhã desta quinta-feira, em Balneário Rincão. (Foto: José Adílio). 

Com o fim do verão, os guarda-vidas também encerram os trabalhos nas praias catarinenses. Na manhã desta quinta-feira, 16, o comando do 4º Batalhão de Bombeiros Militar fez um balanço da “Operação Veraneio”, no Balneário Rincão. As ações  de prevenção foram realizadas de novembro de 2016 até a primeira quinzena de março.  A região do 4º Batalhão não registrou nenhuma morte por afogamento.

“Destes números, o que mais orgulha a equipe de salvamento aquático do 4º Batalhão é encerrar a operação veraneio sem nenhum afogamento seguido de morte em área guarnecidas por guardas vidas em nossa região”, analisa o comandante James Marcelo Ventura.

Foram realizados 107.850 atendimentos de prevenções, 113 pessoas foram resgatadas ao serem levadas pela corrente de retorno, 17 recuperações de afogados em água salgada e cinco em água doce. A operação contou com um efetivo de 200 guardas vidas civis, 15 guardas vidas militares, além de rondas, equipe de logística e mergulhadores, a disposição de todos que frequentam as praias da região.  Os trabalhos também receberam infraestrutura privilegiada, com duas embarcações, cinco quadriciclos, cinco motos aquáticas e sete viaturas e equipamentos de ponta para protegê-los.

“Não podemos esquecer que além disso, ainda foram formadas 2.144 crianças no Projeto Golfinho, garantindo cidadãos mais conscientes e reduzindo o risco de afogamentos” pontuou Ventura.

O Corpo de Bombeiros também executou o projeto Praia Acessível, que proporcionou para 209 pessoas com necessidades especiais tomar banho de mar com segurança.

O número expressivo de atendimentos por queimaduras de água viva chamou atenção do Corpo de Bombeiros. Segundo James, foram registrados 39170 casos.  “Pelo grande número relados fomos obrigados a fazer uma sinalização específica com a bandeira lilás alertando os banhistas para o risco das águas vivas”, explica.

LUANA MELLO – JOSÉ ADÍLIO

 

Adicionar comentário

Click here to post a comment