Economia

Empréstimos: O que são? Como fazer?

Dinheiro.jpg.

Está precisando de dinheiro, mas não conhece nada sobre empréstimos? Não se desespere! Aqui iremos te explicar um pouco sobre eles e sobre como você pode conseguir dinheiro sem perigo. Ao final desse artigo você estará muito mais informado e preparado para pedir um empréstimo. E, se você estiver precisando de dinheiro com urgência, pode conseguir um empréstimo rápido com Coolfinance.

Se você está precisando de dinheiro rapidamente uma das melhores opções pode ser um empréstimo. Além de pedir um empréstimo para amigos ou parentes é também possível fazê-lo através de bancos ou por empresas online. É importante, entretanto, ter certeza que você entende o que é um empréstimo, o que é preciso para consegui-lo e a sua própria situação financeira antes de pedi-lo.

 EMPRESTIMO E FINANCIAMENTO: QUAL A DIFERENÇA?

Tanto o empréstimo como o financiamento são opções de crédito em que você irá realizar um contrato, seja com um banco ou uma empresa financeira, para receber um valor monetário, ao qual deverá pagar posteriormente, com juros.

A principal diferença entre os dois, entretanto, é a sua finalidade. Enquanto o empréstimo não necessita, necessariamente, de uma finalidade especifica para qual você planeja utilizar o dinheiro, o financiamento se caracteriza como tal por possuir um objetivo especifico e efetivo, como a compra de um imóvel, o desenvolvimento de um produto ou mesmo a compra de um carro.

 Além de sua finalidade, outra diferença é a taxa de juros. Bancos e empresas financeiras tem, obviamente, o interesse que você pague o empréstimo tomado em dia, assim, quando não há uma garantia de seu pagamento as taxas de juros tendem a serem maiores. Por esse motivo, as taxas de juros do financiamento são comumente menores do que as de empréstimos. Afinal, no caso do financiamento você possui um interesse efetivo em manter os pagamentos em dia para conseguir alcançar os objetivos que atrelou ao mesmo.

 Por fim, a última diferença significante é a burocracia envolvida nos dois processos. O financiamento, pela sua própria natureza, é um processo significativamente mais burocrático, afinal para consegui-lo é necessário primeiro comprovar como aquele dinheiro será utilizado. Já o empréstimo é bem mais simplificado, normalmente sendo feita apenas a análise de credito do requerente por parte dos bancos e entidades financeiras.

O QUE É A ANÁLISE DE CRÉDITO?

 A análise de crédito é um estudo, feito pelo banco ou entidade financeira, do potencial de retorno do investimento que ela fará em você.

Ela analisa a idoneidade do cliente, bem como sua capacidade financeira, para determinar quais clientes possuem condições de arcar com o empréstimo solicitado e quais poderão faltar com suas obrigações e acarretar em um prejuízo para a organização.

Nela, normalmente, estão inseridos: a solicitação de seus dados cadastrais, uma análise de restrições em seu nome, de seu perfil de crédito, do comprometimento de sua renda e de seus documentos.

O QUE FAZER ANTES DE CONTRATAR UM EMPRÉSTIMO?

A primeira coisa que você deve fazer antes de pedir um empréstimo é conhecer sua realidade financeira e entender seu orçamento familiar. É preciso ter cuidado para não comprometer uma parte muito grande de suas finanças e acabar se prejudicando caso um imprevisto aconteça.

Calcule quanto dinheiro sua família recebe e quanto gasta todo mês para melhor entender os impactos que um empréstimo terá em suas finanças, podendo ele ser positivo ou negativo. Entenda que dever dinheiro nem sempre é algo ruim, contanto que você se programe e não use toda sua capacidade de pagamento para sanar sua dívida.

Se você comprometer todo seu dinheiro pode acabar prejudicando a si mesmo e sua família, então é muito importante ter cuidado ao calcular o valor ideal de seu empréstimo, de forma que ele te traga apenas beneficies.

Entenda quais serão os custos e os prazos envolvidos

 Quando você pede um empréstimo é importante que conheça quais são suas taxas de juros. Além do valor que você irá pagar pelas parcelas, é preciso conhecer o Custo Efetivo Total, ou CET. Trata-se de uma listagem de todos os custos e taxas envolvidos em sua transação, que farão parte do montante final do pagamento.

 Também é de extrema importância que você calcule quanto tempo irá precisar para quitar toda sua dívida ao obter um empréstimo. Principalmente porque os juros irão gradativamente aumentar o valor que você deverá pagar, ao passar do tempo.

CUIDADO PARA NÃO ATRASAR OS PAGAMENTOS!

Por fim, nunca esqueça de conferir quais se existem multas para o atraso do pagamento das parcelas de seu empréstimo, bem como quais são seus percentuais ou o valor cobrado. Nunca se sabe o que pode acontecer, então é bom entender o quanto a mais você irá pagar caso atrase nos pagamentos.

Se você atrasar ou não honrar seus pagamentos seu nome poderá parar no SPC, então é importante se programar para evitar que isso aconteça!

Siderópolis Notícias

Adicionar comentário

Click here to post a comment