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Golpe de empréstimo: pedir qualquer tipo de depósito antecipado é crime

A internet trouxe uma realidade cômoda para muitos consumidores, porém, se não tivermos cautela, essa realidade pode virar um transtorno irreparável. E por isso os golpes contra o consumidor vem crescendo.

Há vários casos, o mais comum são criminosos que se passam por uma instituição financeira conhecida ou não e entram em contato com a vítima. Eles oferecem uma linha de crédito vantajosa e fazem a vítima efetuar uma transferência bancária referente a taxas e despesas.

Tiveram casos que a vítima viu no facebook a propaganda da falsa instituição bancária e ansioso para obter o dinheiro, acabou caindo no golpe.

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Lembre-se que qualquer tarifa, tributo, seguro ou despesas vinculadas à um empréstimo, devem ser pagas no ato da contratação, devendo ser inseridas no Custo Efetivo Total (CET) dessa operação, que nada mais é do que a somatória dessas taxas e do valor a ser tomado.

Isso significa que, nenhuma taxa é paga antecipadamente.

Se a empresa ou suposta financeira estabelecer a necessidade de um depósito antecipado para realizar o empréstimo, é muito plausível que se trate de uma fraude (art. 171, do Código Penal – ESTELIONATO).

Deve-se ficar atento, verificando o endereço físico da empresa, o telefone, além de se certificar se tal “agente bancário” tem autorização para tal intermediação. Pesquise o nome da empresa no Google, viste o site oficial, ou seja, fique atento a todos os detalhes, pois assim pode-se evitar o golpe.

Caso ocorra, a primeira coisa a ser feita, e com a máxima urgência, é ir ao seu banco e tentar cancelar a transferência caso você tenha feito um DOC.

Registre um Boletim de ocorrência. Pode fazer pela internet no site da delegacia virtual https://delegaciavirtual.sc.gov.br/inicio.aspx. Junte tudo o que tiver de provas.

Preferencialmente, quando for realizar empréstimos, não esqueça de EXIGIR cópia só contrato que você assinou. Exija cópia com a assinatura do responsável também, nunca pegue cópia de contrato sem assinaturas. Exija, é seu direito.

É direito do consumidor ter acesso aos documentos que estão em poder do prestador de serviços/fornecedor, objetivando resguardar os seus direitos, conforme arts. 6º, III e VIII, 20, 31, e 54, §5º, todos do CDC.

Frisa-se: NUNCA faça pagamento antecipado para conseguir um empréstimo, e por mais que os seus direitos sejam protegidos, você deve estar atento as ofertas mágicas e fáceis, assim evitando cair em golpes e fraudes.

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