Economia

Impacto econômico e social da “Operação Carne Fraca” preocupa Associações de Municípios

1602087

Santa Catarina é referência na produção e distribuição de produtos alimentícios. (Foto: Divulgação)

Desde a operação Carne Fraca, da Polícia Federal, deflagrada na última sexta-feira,17, todos os catarinenses, trabalhadores da cadeia produtiva da carne, entidades ligadas à agricultura e pecuária, agentes públicos e autoridades governamentais demonstram preocupação com a repercussão negativa da operação para a economia do Estado de Santa Catarina. Não é diferente entre o movimento municipalista e várias Associações de Municípios já manifestaram publicamente preocupação em relação aos efeitos da ação na economia local.

A preocupação em torno dos impactos econômicos da operação Carne Fraca se justifica principalmente porque Santa Catarina é referência na produção e distribuição de produtos alimentícios, principalmente no que diz respeito a fiscalização dos produtos de origem animal. Mesmo em um cenário de crise econômica nacional, com retrações na produção e na geração de empregos, o setor do agronegócio catarinense, mostra-se em expansão, com acréscimo de 13,08% na agregação de valor econômico fiscal, entre 2014 e 2015.

Na quarta-feira (22) a Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), publicou nota reforçando a grande contribuição dos produtores rurais para o desenvolvimento do estado, com a produção de alimentos com excelência em atendimento às normas sanitárias.

Nesta sexta-feira,24, as Associações de Municípios: da Região do Contestado (Amurc); da Região do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc); da Região do Meio oeste Catarinense (Ammoc); da Região do Planalto Norte Catarinense ( Amplanorte); da Região Serrana (Amures); e da Região do Vale do Rio do Peixe (Amarp), publicaram uma nota conjunta sobre o assunto.

O documento destaca a necessidade de se responsabilizar a ínfima parcela envolvida, mas que é preciso salvar a economia e os empregos do estado. Assim, a nota pede apoio da mídia para que propague a verdade e os contextos em relação aos acontecidos e a produção da carne em território catarinense.

*Com informações da Federação Catarinense de Municípios

LUANA MELLO

Adicionar comentário

Click here to post a comment