Colunistas

A moda e o teatro

Hemily

A moda e o teatro sempre estiveram interligados, por meio dos figurinos é possível representar todo contexto da peça, personalidade dos personagens e muito mais. Mas foi durante a Segunda Guerra Mundial, que um feito magnífico, uniu os dois de uma forma surpreendente.

Naquela época as casas de alta costura em Paris passavam por diversos problemas, inclusive problemas como racionamento de tecidos, o que levou várias Maisons a fecharem suas portas. Além disso a miséria assolava as classes mais baixas, e uma boa condição de vida se tornou ainda mais distante.

Foi então que Robert Ricci, filho de Nina Ricci e a estilista, juntaram-se com a Câmara Sindical da Costura Parisiense para criar um evento de grande porte, que teria a renda dos ingressos revertidas para às pessoas necessitadas. Outro objetivo era restabelecer a alta costura na França. Assim então foi criada a exposição “Le Théâtre de La Mode” (O Teatro da Moda), organizada no Museu do Louvre.

Un Salon de astyle65

Lá, bonecas que mediam 70cm de altura vestiam criações de grandes estilistas como a própria Nina Ricci, Balenciaga, Lavin, Balmain, Dior, Givenchy e Hermès, além de joalheiros como Cartier que criavam até 5 looks contando também com roupas intimas e acessórios, tudo feito com muito cuidado e excelência. Até os menores botões eram funcionais.

Já a criação das bonecas ficou por conta de Eliane Bonabel que esboçava as poses e realizava os corpos em arame, com o seu parceiro neste projeto, Jean Saint-Martin. Além de viajar com esta grande exposição de alta costura parisiense em escala reduzida (durante suas turnês de 1945 e primavera-verão 1946) pela Europa e pelos Estados Unidos, garantindo sua apresentação, reparo e montagem corretos em suas configurações precisas.

A apresentação das bonecas era algo muito importante, pois o cenário em que as peças estavam inseridas ajudavam todos a compreender o conceito das coleções. Seus cenários iam desde casas de ópera, até cenas mais simplórias. Hoje, não costumamos ver esse tipo de apresentação, porém é fato que a moda está sempre se adaptando a sociedade e ao momento que vivemos. E sempre se adaptará.

7KX46BM7BE6ALVBD3H6FNICZ3Y 1 1 WdYjQMdXQX6VvDJU4D9LsQ

Mas e você já conhecia o Théâtre de La Mode?
Me conta lá no instagram @hemilysavi vou adorar saber!

Adicionar comentário

Click here to post a comment