Colunistas

Oferta excessiva de produtos ou serviços, por meio de ligações telefônicas ou mensagens de texto

Giseli Cecconi

Muito consumidores estão recebendo diariamente, ligações indesejadas, efetuadas por prepostos de empresas, com a finalidade de apresentar serviços e promoções. Neste caso, o consumidor não desejando as ligações, deverá fazer o pedido de cancelamento administrativamente.

Uma saída para que cessem essas ligações é cadastrar-se no site https://www.naomeperturbe.com.br/. Bastará criar conta no site, inserindo nome completo, CPF e e-mail para ter login e senha de acesso.

O consumidor vai poder incluir o número do celular, na aba “Cadastro Nacional Setorial de Não Perturbe“. Lá, o consumidor fará escolha das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e Instituições Financeiras  (bancos, financeiras, telefonia fixa, celular, internet e TV por assinatura) que não deseja receber chamadas de telemarketing.

 Não esqueça de guardar o protocolo.

O consumidor que manifesta inequivocamente seu desinteresse na aquisição dos bens e as ligações continuem, pode gerar dano moral, ao interferir na tranquilidade, no sossego e na paz do consumidor.

Como exemplo, vejamos a decisão abaixo:

Os danos morais estão presentes em razão de o autor/recorrente ter  recebido excessivas e inoportunas ligações, mensagens telefônicas e e-mails, concernentes à ofertas promocionais de produtos e serviços da empresa ré/recorrida, os quais perduraram por 2 anos, mesmo após sucessivas reclamações administrativas, havendo, na hipótese, violação à dignidade do demandante, o que enseja dano moral indenizável.” Acórdão 1277474, 07004813420208070006, Relator: CARLOS ALBERTO MARTINS FILHO, Terceira Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal, data de julgamento: 26/8/2020, publicado no PJe: 1º/9/2020.

Caso não obtiver sucesso na solicitação para o cancelamento das aludidas ligações, procure um advogado de confiança para então, judicialmente pleitear seu direito.

Lembrando, cabe ao consumidor a comprovação das reiteradas ligações inclusive dos pedidos administrativos para cancelamento das ligações. Guarde sempre os protocolos e datas dos pedidos de cancelamento.

Adicionar comentário

Click here to post a comment