Saúde

Outubro Rosa: Dia D será realizado neste sábado em Siderópolis

Outubro Rosa Siderópolis

Em alusão a campanha Outubro Rosa, neste sábado, dia 22, Siderópolis realiza o ‘Dia D’ de ações voltadas para a saúde da mulher sideropolitana. O objetivo é proporcionar mais acesso aos serviços disponíveis no município. A ação do Outubro Rosa tem a parceria da Secretaria de Saúde e do Departamento de Cultura. A programação do ‘Dia D’ ocorrerá em frente à Praça da Matriz, com início às 8 horas, e conta com várias atrações.

“Outubro é o mês para destacar que o cuidado deve ser o ano todo, é muito importante reforçar com a mulher o autocuidado, de manter em dia a coleta de exames preventivos, de olhar para as alterações em seu corpo, e que mediante qualquer dúvida procure um atendimento de saúde”, disse a secretária de Saúde, Janaína Bertan Warmling.

Segundo a organização do evento, terá yoga, proporcionado pelo espaço Aurora de Siderópolis. Haverá também auriculoterapia, aferição de sinais vitais, agendamento de mamografia e agendamento de preventivos, além de orientações quanto ao câncer de mama e colo de útero.

arte do 'Dia D' em alusão ao Outubro Rosa

O ‘Dia D’ inclui ainda a presença da nutricionista com avaliação antropométrica e mostrando a importância da alimentação saudável como forma de prevenir o câncer. A equipe de odontólogos estará abordando o tema câncer de boca.

“Essa é uma das maiores campanhas voltadas para a saúde da mulher no mundo e que tem como foco alertar para a importância da prevenção. Neste sábado esperamos que as mulheres compareçam e aproveitem todos os serviços disponibilizados. Gostaria desde já, de agradecer a todos os parceiros que se comprometeram em fazer deste dia algo especial para as mulheres”, afirmou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.

O evento conta também com a presença da empresa Forever que estará realizando limpeza de pele para aquelas que desejarem. Enquanto o  Instituto Mix estará com uma variedade de serviços prestados às mulheres como massagem, maquiagem, manicure, sobrancelha, entre outros serviços.

A Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess) estará expondo seus produtos. Das 9h ao meio-dia, haverá show musical com o grupo Estylo da Gente.

Orientação sobre o yoga durante o ‘Dia D’

O diretor de Cultura Arisson Fabrício, orientou que quem for participar do ‘Dia D’ deve ir com uma roupa confortável e levar uma toalha ou esteira para a prática.

“As práticas de yoga envolvem meditação, exercícios respiratórios e posturas específicas para trabalhar a consciência corporal e proporcionar a sensação de relaxamento, ocasionando vários benefícios para saúde física e mental”, disse o diretor.

Arte: Douglas Da Boit
Foto: Pixabay
Texto: Jessica Rosso – Comunicação Prefeitura de Siderópolis