Saúde

Peeling de fenol: conheça o procedimento que promove o rejuvenescimento da pele

pexels.com

Conheça uma das últimas tendências no combate ao envelhecimento da pele

Lutar contra o envelhecimento sempre foi uma das principais preocupações da humanidade, especialmente para aquelas pessoas que desejam manter sua beleza e toda sua jovialidade.

Durante séculos, foram inventados métodos e procedimentos que visavam justamente evitar com que a pele e a fisionomia sofressem com a ação do tempo, e até os dias de hoje, não param de surgir novas alternativas.

O peeling de fenol é uma das últimas novidades do mundo da estética, seu principal objetivo é remover rugas profundas, efeitos do foto envelhecimento e todas e quaisquer marcas que denotem a idade ou imperfeições na pele.

Vale ressaltar que este procedimento estético é muito agressivo e requer não só um bom acompanhamento profissional como uma saúde em ordem para poder se submeter a este tratamento.

O peeling com fenol não é considerada uma cirurgia plástica, mas pode ser realizado por cirurgiões plásticos e dermatologistas que estejam capacitados e assegurados pela legislação a fazer o tratamento.

Abaixo, falaremos tudo o que você precisa saber a respeito antes de optar por este peeling que promete resultados incríveis. Pronto (a) para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

Para quem o peeling de fenol é indicado?

O peeling de fenol é indicado para as pessoas que apresentam uma real necessidade de efetuar um rejuvenescimento da pele. Essas pessoas são aquelas que apresentam marcas de expressão com grande profundidade, pequenas manchas de sol e rugas profundas.

Por via de regra, este peeling é somente considerado em último caso, uma vez que sua agressividade pode causar grande desconforto e até mesmo danos na pele do paciente.

É sempre importante informar que não são todas as pessoas que podem efetuar este tipo de tratamento estético. Pessoas com peles demasiadamente sensíveis podem sofrer bastante com a descamação, ardência e outros sintomas que podem perdurar por algumas semanas até a regeneração completa da derme.

O fenol é uma substância bem tóxica e desaconselhada para quem apresenta doenças cardíacas, hepáticas ou relacionadas aos rins. Existem alguns riscos durante a aplicação e o paciente deve ser acompanhado durante todo o procedimento.

Visitas frequentes após a aplicação também são indicadas.

Como ele é realizado?

O peeling de fenol é feito como qualquer outro. Uma vez que a pele está devidamente preparada, o paciente recebe uma leve camada da substância em seu rosto.

Por se tratar de uma substância muito agressiva, a mudança de cor na pele é imediata.

Em seguida, são aplicadas mais algumas camadas para potencializar os resultados e, no final, é aplicada uma máscara calmante para aliviar os sintomas e principalmente os sinais de agressão a pele.

Cada camada de fenol leva em torno de 20 minutos, o que faz com que a duração do tratamento seja variável. Algumas pessoas recebem menos camadas na pele do que outras.

Quais são os cuidados após aplicação?

Após aplicação do fenol, o paciente deve utilizar analgésicos e anti-inflamatórios por pelo menos 24 horas. Lavar a pele frequentemente e evitar a todo custo a exposição solar também são outros fatores importantes para evitar manchas ou efeitos desagradáveis.

Em média, leva-se até 12 semanas para que o paciente se recupere totalmente da sua primeira sessão com o peeling de fenol, fazendo com que os resultados levem pelo menos este período para começar a aparecer.

Normalmente, os melhores resultados são observados após 6 meses da aplicação. Os resultados são espetaculares e realmente são capazes de demonstrar uma grande modificação naquelas pessoas que almejam uma pele mais bonita e mais jovem.

Obviamente, os resultados não podem ser assemelhados ao de um facelift ou outra cirurgia plástica, uma vez que não há nenhuma mudança estrutural sendo realizada e sim uma alteração superficial na pele do indivíduo.

Um aviso importante e que deve ser sempre mencionado é o seguinte: é extremamente comum ficar com a pele vermelha por vários meses após aplicação. A descamação da pele é esperada e inclusive faz parte deste tratamento.

Essas são algumas das principais razões pela qual a visita regular ao cirurgião plástico e ao dermatologista deve ser feita sem nenhum tipo de falhas.

Os resultados chamam atenção

Apesar dos riscos e até mesmo do desconforto, saiba que o peeling com fenol apresenta um resultado extraordinário. Algumas pessoas relatam e aparentam ter rejuvenescido cerca de 20 anos.

Mesmo sendo considerado um dos procedimentos estéticos mais invasivos e perigosos para a pele, saiba que os resultados podem compensar todo o desconforto.

Obviamente, tudo depende da boa prescrição, feita por um profissional especializado e experiente com este tipo de tratamento.

Até os dias de hoje, não existe nenhum outro peeling que seja tão profundo quanto este. Os pontos negativos ficam somente pelo período de recuperação (que é lento) e incômodo.

Quanto aos riscos, algumas pessoas podem conseguir cicatrizes, manchas ou até mesmo infecções na pele. Por isto, recomenda-se ao paciente todo tipo de cautela e principalmente um protocolo preparativo.

Antes da aplicação, é indicada a ingestão de uma medicação antiviral simples, para evitar que algumas condições médicas como a herpes simples apareçam durante o tratamento.

O tratamento com ácido retinoico e com corticoides é indicado por um breve período até a data da realização do procedimento. Durante esta fase, já se recomenda os cuidados com a exposição da pele a luz solar, que é extremamente nociva para quem deseja fazer este tipo de tratamento.

O protetor solar com fator de pelo menos 30 é indicado nesta primeira etapa. Após a passagem, o seu dermatologista (ou cirurgião plástico) mostrará quais são as melhores opções para sua pele de acordo com seus resultados e reações ao fenol.

pexels.com

 

Adicionar comentário

Click here to post a comment