Tempo

Primavera será marcada por temperaturas extremas

WhatsApp Image 2020 09 28 at 14.14.07

O fenômeno La Niña passará pelo estado durante a estação

A primavera que iniciou na última terça-feira (22) e vai até o dia 22 de dezembro – datas astronômicas, será marcada por temperaturas extremas. Com dias de muito frio e em sequência dias de muito calor.

“No início da estação teremos um pé no inverno e ao final um pé já no verão, registrando recorde de calor em alguns locais do estado”, disse o climatologista Ronaldo Coutinho.

A estação também promete chuvas irregulares, tornando a região com risco de ficar sem água novamente. O fenômeno La Niña também marcará a primavera, e com isso os temporais da estação serão menores.

“A primavera é uma das estações mais chuvosas do ano, no entanto neste ano de 2020 a previsão é de chuva quase abaixo da média climatológica para o trimestre (setembro-outubro-novembro) no estado. Nesses meses, a chuva deve ocorrer com irregularidade no tempo e no espaço, com possibilidade de dias consecutivos sem precipitação, devido à configuração do fenômeno La Niña”, nota meteorológica Epagri/Ciram.

La Niña

O La Niña é um evento climático do Pacífico, que aquece e resfria as águas do Oceano, ocasionando efeitos no clima. O evento esfria de forma anormal as águas, por conta do aumento da força dos ventos alísios. No país o fenômeno intensifica as chuvas na Amazônia, Nordeste e Sudeste, além de provocar queda das temperaturas na América do Norte e na Europa.

____
JATENE MACEDO – JORNALISMO SATC

 

Adicionar comentário

Click here to post a comment