Educação

Programas educacionais do Sicredi transformam as aulas de alunos do Balneário Rincão

mostra2

“Cooperação na Ponta do Lápis” e “A União Faz a Vida” foram desenvolvidos ao longo do ano letivo e projetos estão expostos nesta quinta-feira, dia 07

Em 2023, os alunos das Escolas Municipais Professora Amélia de Souza Silva, Arroio Rincão e José Réus, de Balneário Rincão, aprenderam sobre educação financeira, cidadania e cooperativismo por meio dos Programas Cooperação na Ponta do Lápis e A União Faz a Vida, idealizados pelo Sicredi. Ao todo, 542 estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental aprenderam com os temas abordados. O resultado foi apresentado em uma mostra nesta quinta-feira, dia 7.

O Cooperação na Ponta do Lápis tem o objetivo de apresentar a educação financeira na prática. Já o programa A União Faz a Vida tem o foco de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. “São iniciativas que nos orgulham muito. Os alunos têm a oportunidade de aprender sobre economia e cidadania de forma lúdica. Isso faz a diferença hoje, mas fará principalmente no futuro dessas crianças, pois elas vão estar mais preparadas para tomarem decisões mais sustentáveis”, destacou o presidente da Sicredi Sul SC, Aloísio Westrup.

De acordo com a assessora pedagógica dos programas no Balneário Rincão, Maria Eduarda Borges Fernandes, os professores escolhem temáticas do dia a dia de acordo com o currículo escolar, como economizar, fazer uma poupança ou ter uma mesada. “Os projetos foram desenvolvidos dentro da escola e cada professora escolheu o que seria trabalhado. Percebemos como é bom ver o envolvimento das crianças e como é impactante para elas”, comentou.

Os dois programas ocorrem na cidade por meio de um convênio entre o Sicredi e a prefeitura de Balneário Rincão. Em 2023, novas escolas devem recebe-los. “”Para o próximo ano, pretendemos ampliar a oferta da educação financeira para todas as escolas da rede municipal”, destaca a secretária municipal de Educação do Balneário Rincão, Jucilene Fernandes.

Cooperação na Ponta do Lápis

O Programa Cooperação na Ponta do Lápis é uma iniciativa de educação financeira do Sicredi. Ele é trabalhado com conteúdos baseados na economia comportamental, área de conhecimento que vem ampliando e enriquecendo os estudos sobre como as pessoas tomam suas decisões. Assim, para gerar resultados práticos, busca proporcionar uma melhor compreensão dos hábitos em relação às finanças, indo além de conhecimentos técnicos.

União Faz a Vida

O União Faz a Vida surgiu com o intuito de difundir o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo. Sua proposta foi construída a partir de exemplos internacionais e da parceria com o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos – São Leopoldo/RS).
As expedições investigativas, alinhadas ao currículo escolar, são o ponto de partida da metodologia de projetos, essência do programa. Mais informações podem ser conferidas no site auniaofazavida.com.br.

Texto: Ana de Mattia