Colunistas Fabrícia de Pelegrini

Resenha do livro Um Ano de Milagres

Fabrícia de Pelegrini b 1

A história do livro Um Ano de Milagres se passa nos anos de 1665 e 1666 e tem a peste como protagonista. A autora Geraldine Brooks conseguiu fazer uma narrativa comovente, mesmo com uma realidade de tristeza e sofrimento, vivenciada por pessoas simples, com pouco conhecimento e pouquíssimos recursos financeiros, que se apoiam na fé e na esperança da cura e de dias melhores.

Este romance histórico é baseado na verdadeira história da aldeia Eyam, da Inglaterra medieval. A autora criou uma narrativa fictícia baseada na realidade vivida por aqueles moradores. O livro detalha a decisão de um pequeno vilarejo de se isolar quando a peste bate na porta dos moradores, com o objetivo de não espalhar esta doença que causa uma morte tão dolorosa, rápida e sem controle, para vilarejos vizinhos.

A proposta é do reverendo Michael Mompellion, que acredita que este é um propósito divino e que o melhor é fechar todos os portões até a doença desaparecer. Tudo é narrado por Anna Frith, uma mulher que trabalha na reitoria e que foi a primeira a receber a peste em sua casa. Ela vê seu inquilino e seus filhos morrerem e se dedica, juntamente com Elinor que é esposa do reverendo, a tentar salvar vidas e oferecer conforto aos moradores da aldeia.

umanodemilagres

A autora consegue manter um suspense do começo ao fim da história. O que será que vai acontecer com cada personagem? Quem vai morrer e quem vai sobreviver? Até quando esta peste vai continuar a matar? Michael Mompellion continua forte em sua dedicação em manter a fé e esperança dos moradores, algumas vezes fracassa, em outras situações consegue manter o equilíbrio.

A narrativa detalha crenças e costumes da época, mostra como a falta de informação, a fé cega, a falta de higiene, a capacidade de convencimento de uma pessoa com mais conhecimento podiam influenciar em decisões coletivas, tanto que o confinamento na aldeia só foi possível por estes motivos.

O livro mostra muito mais, há personagens devotos, outros que se aproveitam do medo das pessoas, alguns só querem um direcionamento, há os que desejam perdão dos pecados e a rotina de um vilarejo acometido pela peste vai se desenrolando e sempre com surpresas. Prepare-se porque não há muita alegria e felicidade nesta história, apenas episódios isolados destes sentimentos, mas para quem gosta do estilo é um livro bem interessante e surpreendente.

Um Ano de Milagres, de Geraldine Brooks – 330 páginas.

Adicionar comentário

Click here to post a comment