Greve

Servidores aprovam proposta e cancelam greve

noticia 23229

Os serviços oferecidos pela Prefeitura de Siderópolis não correm mais risco de paralisação. Ontem à noite, em assembleia, os servidores optaram por aceitar a nova proposta apresentada pelo prefeito Helio Cesa, o Alemão (MDB), e por fim à possibilidade de greve. A decisão teve alguns votos contrários e abstenções.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma e Região (Siserp), Jucélia Vargas, diz ser uma grande conquista o início da construção do Estatuto do Servidor e do Plano de Cargos e Salários. “É a vida do servidor, essa construção é fundamental e já criamos uma comissão para tratar deste assunto, a partir do início de agosto, com o Executivo e Legislativo”, explica. A proposta aprovada também estabelece que o projeto de lei irá à votação na Câmara de Vereadores antes da negociação do próximo dissídio, ou seja, até maio de 2019.

Além da sinalização de construção dos documentos, o prefeito se comprometeu a repassar 4,69% de reajuste ao magistério neste ano e compensar os 2,12% restantes para seguir o estabelecido pelo Ministério da Educação até o fim deste mandato.

Aos demais servidores será repassado o 1,69% da inflação do período e 0,5% de ganho real.

Para Jucélia, o segundo semestre deste ano será de construção e muitos debates em assembleia para que o Estatuto do Servidor e o Plano de Cargos e Salários possam contemplar o que deseja a categoria.

A negociação em Siderópolis foi a mais difícil na abrangência do Siserp. Foram duas assembleias deliberando por greve, que foram suspensas após propostas do prefeito.

Ao longo dos dias, a equipe da Prefeitura foi estudando maneiras de contemplar a categoria. Desde que iniciou as rodadas de negociações, o prefeito explicou que não conseguiria oferecer o que estava sendo solicitado pelos servidores de uma só vez, devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios e também pelo limite de gasto com pessoal.

COLABORAÇÃO: CLICATRIBUNA

Adicionar comentário

Click here to post a comment