Educação

Sicredi recebe peça teatral “Zum Zum Zum, A União Faz a Vida” em Criciúma

Divulgacao Sicredi2

Espetáculo faz parte do Programa A União Faz A Vida e é realizado através da Fundação Sicredi

Valores como respeito, união, cooperação e amizade marcaram o momento cultural vivido nesta segunda-feira, 12 de junho, pelos alunos das escolas Pe. Paulo Petruzzellis, de Criciúma, e José Réus, Arroio Rincão e Profª Amélia de Souza Silva, de Balneário Rincão. Os educandos e professores se encontraram para assistir à peça teatral “Zum, Zum, Zum, A União Faz a Vida”, apresentada pela Fundação Sicredi e Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura.

O evento, realizado no Centro Lúdico de Inovação e Criatividade, no Bairro da Juventude, em Criciúma, contou a aventura dos irmãos Artur e Leona. Na jornada realizada pelos dois na vida real e no reino da Rainha Mau-Mau e seu fiel escudeiro Calafrio, os personagens evitam que os planos da Rainha se concretizem e transformem o planeta em uma terra triste e egoísta. Para isso, os irmãos contam com a ajuda de abelhinhas, que são o símbolo do Programa A União Faz a Vida, do Sicredi.

A peça teatral também foi marcada pelo tema inclusão, com os desafios vividos pela personagem Leona que é cadeirante. Além disso, contou com interpretação em libras. “O Sicredi quis proporcionar para as escolas que são parceiras nos programas educacionais A União Faz a Vida e jornada financeira nas escolas, um momento lúdico de aprendizado. A peça cumpriu belamente esse papel”, destacou Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC, que abriu o evento.

Para Luciane Ricardo, assessora pedagógica do Programa A União Faz a Vida, a peça reforçou a importância do PUFV. “Sempre contamos para os alunos que as abelhas simbolizam a cooperação. Esse trabalho é coroado com a vinda dos personagens Leona e Artur, convivendo com as abelhas, falando sobre cooperação e sobre as expedições investigativas que fazemos no A União Faz a Vida”, pontua a assessora.

Ao promover a peça, o Sicredi reafirma o seu compromisso com a educação de qualidade e a difusão de valores como a cooperação. “O A União Faz a Vida existe desde 2017 aqui na região. Momentos culturais como este mostram o quanto a iniciativa está madura e pronta para ser levada a mais cidades e escolas “, confirma Rafaela Trombin Maciel, assessora de Programas Sociais da Sicredi Sul SC.

Além de Criciúma, o espetáculo Zum, Zum, Zum, A União Faz a Vida está visitando outras 90 cidades do sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste, roteiro que seguirá até o primeiro semestre de 2024.

Giovana Pedroso – Comunicação e Marketing