MUNDO PET

Siderópolis recebe circuito de corrida e cãominhada no sábado

DSC 0243

No fim de semana terá uma programação esportiva no município de Siderópolis, que receberá no sábado o 1º Circuito Sunset de Corrida de Rua e em paralelo a 1ª Cãominhada. A programação do evento inicia às 10h, na Piazza Nova Belluno, com gastronomia, música e a entrega dos kits para os corredores que vêm de várias partes de Santa Catarina e do sul do Brasil.

A prova principal, que terá duas distâncias, de 4 e 8km, a largada está prevista para às 16h30. Já a cãominhada, que acontecerá paralelo a prova, começa 15h30, com percurso ao redor da Igreja Matriz, no Centro.

Cãominhada

Conforme as organizadoras do evento, que tem parceria do Lions Clube, Academia de Letras e Artes de Siderópolis (ALASI), Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais de Siderópolis (IDDASI) e o Governo de Siderópolis, a promoção tem o intuito de conscientizar as pessoas das responsabilidades de se ter um pet.

“A pessoa que tem um animal, precisa ter responsabilidade. Tem que saber que ele sente frio, sente fome, fica doente. Precisa estar consciente. Adotar é muito fácil, mas o cuidado é redobrado”, comenta a representante do IDDASI, Nadir Piacentini, de 72 anos. Ela deve participar da prova junto com a Mel, uma pinscher de 12 anos, que costuma ser a embaixadora da causa ao acompanhar a tutora nas visitas às escolas e indo nos eventos do Instituto sempre que necessário.

A expectativa da organização é que a Cãominhada tenha a participação de 50 pessoas com seus pets. Já está confirmada a presença especial dos cães da Polícia Militar. “Entendemos que é uma ótima oportunidade da comunidade socializar e ainda praticar atividade física com os pets de estimação”, afirma o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.

Para participar, o pet precisa estar acompanhado de um responsável e em boas condições de saúde. Devidamente controlado com coleira ou peitoral, identificado com o nome e o nome do responsável. Os animais de grande porte deverão estar com focinheira.

A organização pede que os participantes levem saquinhos para limpeza das fezes, e assim como a necessidade de estar com as vacinas em dia. A participação está condicionada a aquisição de uma camiseta no valor de R$ 30, que está disponível nos petshops e nas lojas no Centro de Siderópolis. Informações podem ser obtidas no telefone 99925-9043.

Concurso Literário

A presidente da Alasi, Graça Botelho Savi, 75 anos, lembra que o tema do concurso literário deste ano é em homenagem e promoção da IDDASI, que em agosto completou 10 anos. O tema para os alunos das escolas desenvolverem poesias e contos será “Animais, ame mais”, e a premiação com resultado será dia 17 de novembro.

A presidente do Lions Clube, Irene Tibes Cancelier, de 78 anos, lembra que a ideia de juntar forças foi da entidade até como forma de comemorar os 60 anos da entidade. E por isso resolveu juntar forças com outras organizações. Dona Irene ainda lembra que aos participantes que doações de rações para os cães de ruas serão bem-vindas, e que durante a programação de toda a prova acontecerá uma feira de adoção de cães.

Sobre a conscientização das pessoas, a representante da entidade em defesa dos animais (IDDASI), Nadir Piacentini, lembra que hoje já há uma lei municipal que baliza o trabalho da entidade. Mas a conscientização ainda caminha em passos lentos. “Mas a gente já venceu muitas etapas”, afirma otimista.

Antonio Rozeng – Comunicação Prefeitura de Siderópolis