Saúde

Sideropolitanos aguardam há meses na fila do SUS

images 1

Situação gera revolta nas redes sociais

A espera para realizar cirurgias e exames no Sistema Único de Saúde (SUS) tem gerado revolta nas redes sociais. Sideropolitanos relatam no Facebook que esperam há meses e não são chamados. Alguns casos aguardam há quase um ano.

A Secretaria Municipal da Saúde ressaltou que foi implantado no município o Sistema de Regulação de Consultas, Exames e Cirurgias (Sisreg), que dá transparência as filas. A chamada é feita por classificação de risco, as pessoas com mais urgência são prioridade, caso o paciente não for grave deverá aguardar a ordem cronológica da fila.

Na rede social a Secretaria ainda informa. “Algumas solicitações ficam inviáveis devido à falta de profissional da área ou por desistência dos mesmos em prestar serviços Sus em alguns hospitais. No sistema também estão os retornos dos especialistas, não somente as consultas novas gerando com isto uma sobrecarga, pois a demanda aumenta diariamente”.

A Secretaria termina o comentário lembrando que a responsabilidade do município é a Atenção Básica, os demais exames, especialistas e cirurgias são de responsabilidade do Estado.

____

POR: JATENE MACEDO – REDAÇÃO SIDERÓPOLIS NOTÍCIAS

 

Adicionar comentário

Click here to post a comment