Economia

VÍDEO: Economista explica o que é, para que serve e se é realmente segura a nova ferramenta Pix

WhatsApp Image 2020 10 05 at 18.48.18

Você já ouviu falar do Pix? Pix é um novo meio de pagamento eletrônico lançado oficialmente nessa segunda-feira, dia 05 no Brasil. A nova ferramenta revolucionária veio para substituir o Documento de Crédito (DOC) e a Transferência Eletrônica Disponível (TED), feitas, geralmente, nos aplicativos de bancos, porém com período de transação e cobranças de taxas.

“É um novo sistema de pagamento desenvolvido pelo Banco Central, o principal objetivo é fazer transferências entre pessoas físicas ou físicas para empresas e até órgãos públicos poderão utilizar”, explicou o economista e educador financeiro, Gean Duarte.

A principal característica do Pix é que as transferências poderão ser feitas de forma instantânea, todos os dias do ano, inclusive nos feriados. O TED e o DOC ainda continuam e você também poderá utilizá-los, o Pix será apenas mais uma nova ferramenta facilitadora.

Entenda mais sobre a nova ferramenta no vídeo:

 

Os bancos já começaram a cadastrar as contas no Pix, mas o cadastro não é obrigatório. O cadastro não tem custo algum e as transferências para pessoas físicas também não, já para as pessoas jurídicas poderá haver taxas, mas depende de cada banco.

Segurança

O Pix é uma ferramenta totalmente segura criada pelo Governo. Ela é protegida pela lei do sigilo bancário. Mas é preciso atenção para os golpes, que estão surgindo no meio on-line. Verifique se o banco é creditado para utilizar a ferramenta e certifique-se de que o aplicativo é mesmo da Instituição.

No Pix é possível realizar transferências e pagamentos e também gerar um código QR Code e enviar para que a pessoa faça a transação. Não será possível parcelar as compras com a ferramenta.

“Achei a ferramenta extraordinária, de extrema importância para auxiliar nas finanças pessoais, parar com taxas abusivas que os bancos impõem, e também relevante para a educação financeira. Estou muito feliz pelo evolução e cada vez mais estamos caminhando de forma consciente, e parando de sermos submissos das instituições financeiras, estamos caminhando com liberdade e com escolhas”, opinou o economista.

Como cadastrar o Pix

Para começar a utilizar o Pix você precisa entrar no aplicativo da sua Instituição Financeira e procurar pela ferramenta. É preciso escolher uma chave de acesso para fazer as transações. Você pode escolher entre seu CPF, e-mail e número de celular. “Você cria essa chave e a vincula em uma conta bancária. Se por algum motivo mudar de conta, não precisa avisar ninguém, pois a chave permanece sempre a mesma. Com essa chave é possível compartilhar pelos apps e também por QR Code, e não terá custos e tarifas”, mencionou o gerente da agência do Banco do Brasil de Siderópolis, Fabiano Treméa Vargas.

O aplicativo do Banco do Brasil, neste momento já está pronto para cadastrar a chave. Para quem já utiliza o app, ele está na página inicial ou em menu – transferências – Pix.

 

 

Adicionar comentário

Click here to post a comment