CÂMARA DE VEREADORES

Câmara de Siderópolis aprova projeto que prevê o incentivo à doação de medula óssea 

WhatsApp Image 2022 05 16 at 18.08.46

O Projeto de Lei 11/2022 proposto pelas vereadoras Janete Trento e Glaucia Cesa Périco (MDB), aprovado na sessão desta segunda-feira, 16, institui o Junho Vermelho. O objetivo segundo as edis é conscientizar e estimular a sociedade sobre a doação de sangue e de medula óssea no município.

“Por conta da baixa temperatura durante esse período, o aumento das infecções respiratórias e outras enfermidades fazem com que as doações diminuam, em média, 30%. Nesse sentido, a ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil colocará em pauta campanhas de incentivo a doação de sangue e medula óssea chamando a atenção de todos: órgãos do governo, entidades de classe, associações, sociedade civil organizada, para efetivamente, incentivar e concretizar essas ações. Somente quem já presenciou ou viveu na pele a necessidade e a dificuldade de uma doação sabe a importância e o significado desse gesto”, destaca a vereadora Janete Trento.

Durante todo o mês serão desenvolvidas ações voluntárias de doação de sangue e de cadastro para doação de medula óssea a partir de: palestras e atividades educativas; celebração de termos de cooperação técnica para realização de cursos, seminários, palestras e workshops; campanhas publicitárias; iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha; caminhadas e corridas temáticas.

“A ideia é informar e orientar a população sobre os procedimentos para o cadastro de doadores e a importância da doação de medula óssea para salvar vidas, bem como sobre o armazenamento de dados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome)”. Uma ação simples, uma ação rápida e que salva muitas vidas, enfatiza vereadora Glaucia Périco.

Adicionar comentário

Click here to post a comment