Turismo

Descobrindo Siderópolis: Igreja de Santa Bárbara

WhatsApp Image 2020 12 04 at 16.07.28

Atenção: Esse texto não é de autoria da nossa reportagem, ele foi retirado do livro “Siderópolis uma cidade boa para se viver”.

Em Santa Catarina há apenas duas capelas construídas em madeira, e uma delas é a de Santa Bárbara. O tombamento da Capela como Patrimônio Histórico está registrado no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Criciúma desde 15 de dezembro de 2009.

WhatsApp Image 2020 12 04 at 16.07.18

Sua estrutura é toda de madeira maciça, sendo exceção os pilares de entrada e a rampa de acesso, os quais foram feitos de concreto. A capela começou a ser construída por trabalhadores da antiga CSN – Companhia Siderúrgica Nacional e por membros da comunidade em geral em dezembro de 1956. Foi projetada com o auxílio de engenheiros e inaugurada em 1º de maio de 1957, sendo sua primeiro missa celebrada pelo padre Pedro Pellanda e pelo monsenhor Bernardo Petrs, o qual era o enviado do bispo de Tubarão.

WhatsApp Image 2020 12 04 at 16.07.41

Festeja-se a padroeira Santa Bárbara como uma homenagem aos mineiros, no dia 04 de dezembro, quando é realizada a segunda maior festa religiosa do município.

Você acaba de ler mais uma matéria do projeto “Descobrindo Siderópolis”, em parceria com Sidertur.

____
CRÉDITOS TEXTO: Dilma Cesa Warmling, Celita Sachet Cesa, Celso Vendrame, Irene Cancellier, Kátia Dagostin Donadel, Kelly Dalla Lana, Rosilda Rodrigues Moroso, Rossana Carla Bottini Zelma Donadel.
CRÉDITOS FOTOS: MACHADO FOTOS E GIOVANE POSSAMAI – SIDERTUR

Adicionar comentário

Click here to post a comment