Religião

Dia para homenagear Santa Bárbara

Dia para homenagear Santa Bárbara e1512378439517

Durante as longas jornadas de trabalho, é para Santa Bárbara que os mineiros pedem proteção. Por este motivo, ela tornou-se a padroeira de diversas cidades onde a mineração era o carro-chefe, como Criciúma, Lauro Müller, Treviso, Siderópolis e Forquilhinha.

Em Criciúma, mais do que padroeira, Santa Bárbara dá nome a um bairro, uma paróquia e é responsável por uma das festas mais tradicionais do município. Neste ano, a programação teve início no dia 24 de novembro, com as novenas, e irá se estender até hoje. O ponto alto da festa, porém, ficou para o fim da tarde de ontem. Como ocorre todos os anos, os fieis realizaram uma transladação com a imagem da padroeira, desta vez, saindo do Hospital Santa Catarina, em direção a Igreja Matriz da Paróquia Santa Bárbara.

Na frente, o sino avisava a chegada da imagem da padroeira, que era carregada pelos mineiros em roupa de trabalho. Atrás, dezenas de crianças, além dos fieis, caminhavam em direção a igreja, onde eram esperados por outras dezenas de pessoas.

Em Siderópolis, a programação iniciou no sábado, 2, com a santa missa e a tradicional queima de fogos. Hoje, 4, a festa começou as 10 horas com a procissão da imagem de Santa Barbara e almoço típico. Logo mais as 15 horas para encerrar a festa acontecerá o sorteio do bingo.

REDAÇÃO SIDERÓPOLIS NOTICIAIS COM A COLABORAÇÃO DO PORTAL SULINFOCO

Adicionar comentário

Click here to post a comment